Lideranças solicitam antecipação de obras entre Guarapuava e Prudentópolis | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças solicitam antecipação de obras entre Guarapuava e Prudentópolis

O início dos trabalhos está previsto para 2030, porém, lideranças estaduais e municipais solicitaram a antecipação ao presidente da EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo trecho

Denilson Baitala e Adelmo Klosowski destacam importância das obras entre os municípios
Denilson Baitala e Adelmo Klosowski destacam importância das obras entre os municípios -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) participou, na terça-feira (28), de uma reunião com o presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para reforçar o pedido de prioridade nas obras de duplicação da BR-277 no trecho da Serra da Esperança. O encontro foi convocado pelo presidente da Casa, Alexandre Curi (PSD), e também contou com a presença do deputado Fabio Oliveira (Podemos).

“Estamos avançando na busca pela antecipação das obras, que pelo contrato atual estão previstas apenas para 2030”, disse a deputada Cristina. A parlamentar apresentou a Moreira um projeto de duplicação elaborado há alguns anos, que pode ser atualizado e utilizado pela concessionária.

O presidente da EPR agradeceu a contribuição e sugeriu que o pedido de antecipação das obras seja formalizado para avaliação técnica da concessionária. Segundo ele, há possibilidade de execução das obras antes do prazo previsto, por meio de aditivo contratual.

“Saio desta reunião otimista. Há disposição da EPR em dialogar e buscar soluções que atendam a urgência da nossa população. Estamos avançando e vamos continuar acompanhando de perto cada etapa desse processo”, afirmou Cristina Silvestri.

PEDIDO - O trecho da Serra da Esperança, entre os municípios de Guarapuava e Prudentópolis, é importante para o escoamento da produção e para o tráfego de veículos de passeio e concentra alto índice de acidentes e risco de deslizamentos. “A duplicação deste trecho é uma questão urgente de segurança e de desenvolvimento, um pedido histórico da nossa região, que não pode mais esperar”, lembrou a deputada Cristina.

A parlamentar também ressaltou que a região foi duramente prejudicada no contrato anterior de pedágio, com promessas que não se concretizaram. “Diversos trechos da BR-277 já foram duplicados, mas este, que é o mais perigoso, acabou ficando para o fim do cronograma. Guarapuava e toda a região ficaram de fora das entregas anteriores. Agora, precisamos garantir que o novo modelo de concessão traga resultados reais e mais rápidos para quem utiliza a rodovia”.

Cristina Silvestri esteve em reunião com Marcos de Oliveira Moreira
Cristina Silvestri esteve em reunião com Marcos de Oliveira Moreira |  Foto: Divulgação.
 

ASSEMBLEIA ITINERANTE - A deputada Cristina já havia pedido a antecipação das obras durante a apresentação do cronograma da EPR em Guarapuava e em audiência pública na Assembleia Legislativa.

Durante Assembleia Itinerante realizada em Guarapuava, a Administração Municipal solicitou ao Estado a antecipação da duplicação da BR-277. “São obras importantes e fundamentais para o desenvolvimento de Guarapuava e de toda a região. Vamos trabalhar para que elas saiam do papel o mais rápido possível”, diz o prefeito Denilson Baitala (PL). Ainda, o prefeito reforça o compromisso de Guarapuava com o fortalecimento do município, buscando parcerias que promovam desenvolvimento e infraestrutura.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski (PSD), também reforçou importância de um diálogo contínuo entre a concessionária e o município, visando que o projeto seja conduzido de forma transparente e eficiente. “Queremos garantir que a população de Prudentópolis se beneficie plenamente dessas melhorias,” ressaltou Adelmo, destacando a expectativa para a continuidade desse trabalho nos próximos anos.

TRECHO DUPLICADO - O Lote 6 das concessões das rodovias mostra que serão implantados dois Diamantes no km 316+800 e km 325+200, da BR-277 em Guarapuava, uma nova ponte sobre o Rio das Pedras e uma correção de traçado no km 335+271.

No trecho já duplicado, será construída uma passarela para pedestres no km 339, duas vias marginais quase paralelas, do km 344+100 ao km 346+700 e do km 344 ao km 346+500, além de um diamante no km 345+140, em frente à sede da Agrogen S.A. Do outro lado da cidade, será construída outra passarela, no km 352+750, em frente à Araucária Agropeças.

No início do trecho em que as obras de duplicação serão retomadas também serão implantadas vias marginais e ciclovias em ambos lados da BR-277, do km 355 ao km 359, e uma Passagem Inferior no km 355+810. Já longe do perímetro urbano, serão construídos quatro Diamantes, no km 365, km 373 (este no entroncamento com a PR-364), km 377+900 e km 382+300, e duplicadas as pontes sobre o Rio Coutinho e sobre o Rio Campo Real, esta segunda no limite com o território de Candói.

GALERIA DE FOTOS

  • O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
    O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
  • O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
    O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
  • O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
    O início dos trabalhos na Serra da Esperança está previsto para 2030.
 

Com informações: ALEP.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right