Vírus da gripe aviária está próximo de infectar humanos
Análise revela que apenas uma mutação separa a cepa atual do vírus da capacidade de transmissão entre humanos, o que poderia resultar em uma pandemia
Publicado: 10/12/2024, 19:36
O cenário de uma pandemia causada pelo vírus da gripe aviária se aproxima cada vez mais, segundo alertam cientistas. Uma análise publicada na revista Science revelou que apenas uma modificação na proteína de hemaglutinina do vírus - que permite sua ligação com células humanas - seria o suficiente para torná-lo transmissível entre humanos.
Apesar do aumento nos casos de infecção em humanos, principalmente após o vírus começar a afetar mamíferos como gado nos EUA, a doença ainda não é transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, os pesquisadores afirmam que esta barreira pode ser superada com uma simples mutação, transformando o vírus em uma ameaça pandêmica.
"As descobertas demonstram o quão facilmente esse vírus pode evoluir para reconhecer receptores do tipo humano", alerta o pesquisador Ting-Hui Lin, autor principal do estudo. Sem essa mutação, o vírus ainda pode infectar humanos, mas teria dificuldade em se espalhar, exigindo uma carga viral muito alta, como contato próximo com animais infectados.
Essa mudança na proteína de hemaglutinina permitiria que a gripe aviária fosse transmitida semelhantemente a outros vírus da gripe, por meio de gotículas de saliva ou secreções. Embora essa mutação ainda não tenha ocorrido, os cientistas alertam que uma alteração tão simples não é tão difícil de acontecer naturalmente.
Com informações de Metrópoles.