PR tem segundo maior índice de alfabetização no ensino público
Ponta Grossa recebeu o 'Selo Ouro' do Ministério da Educação
Publicado: 11/12/2024, 09:11
O Paraná alcançou o segundo maior índice de alfabetização do país na rede pública, de acordo com um ranking do Ministério da Educação (MEC). De acordo com os dados, 73% das crianças paranaenses são alfabetizadas na idade certa, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, resultado melhor que o dos estados de São Paulo (52%) e Rio Grande do Sul (63%).
A qualidade do ensino paranaense também foi reconhecida com selos de excelência nas categorias ouro, prata e bronze. Para a professora Naura Nanci Muniz, membro do Conselho Diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), são números importantes para todo o setor educacional do Estado. “Recebemos com muita alegria da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professora Márcia Baldini”, avalia.
Das seis regionais em que atua, cinco receberam o Selo Ouro – Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa –, enquanto Pato Branco conquistou o Selo Prata. “Ao todo, tivemos mais de 230 municípios na categoria Ouro, 67 na categoria Prata e 20 na categoria Bronze. Ficamos em segundo lugar nacional e temos muito o que comemorar no atendimento ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, completa a professora.
TRABALHO - Os bons resultados, reforça a professora, devem-se ao esforço dos prefeitos e secretários de educação dos municípios. Com o reconhecimento, acredita, a motivação será ainda maior para que se chegue à meta de 100%. “O Sinepe/PR valoriza muito o esforço coletivo em prol da educação de qualidade, seja ela pública ou privada”, diz.
Naura lembra, ainda, que o Sindicato tem atuado de forma efetiva na qualificação de professores, coordenadores, gestores, oferecendo cursos tanto na capital quanto nas cinco regionais do Estado. Os cursos são abertos à comunidade e a parceria com as secretarias de educação tem como meta melhorar o desempenho dos estudantes.
“Em 2024, foi uma verdadeira maratona de cursos para a formação de professores, desde a Educação Infantil. Foram atualizações acerca da legislação da educação, novas metodologias e inovações tecnológicas que ainda devem render mais frutos para as nossas crianças”, comenta.
Com informações: Assessoria de Imprensa.