Alerta de ondas fortes: Ciclone e alta pressão agitam o mar no sul e sudeste | aRede
PUBLICIDADE

Alerta de ondas fortes: Ciclone e alta pressão agitam o mar no sul e sudeste

As ondas podem atingir picos de 2,5 m a 3,5 metros de altura

A Marinha brasileira alertou para o risco de ressaca no litoral brasileiro
A Marinha brasileira alertou para o risco de ressaca no litoral brasileiro -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na quarta-feira (02), a Marinha do Brasil alertou para o risco de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a partir das 21 horas desta quinta-feira (03), até as 09h de sábado (05). As ondas podem atingir picos de 2,5 m a 3,5 m. A agitação marítima começa a se intensificar na Barra do Chuí, extremo sul do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira, 3 de abril. No entanto, é na sexta-feira, 4, que o mar agitado se espalha rapidamente por toda a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No litoral do Paraná, as ondas começam a aumentar durante a tarde da sexta-feira, podendo atingir picos de até 2,5 metros.

O mar segue muito agitado e com grandes ondas na costa da Região Sul durante todo o fim de semana.

AVISO ORIGINAL - Aviso NR 082/2025, emitido às 12h40; Quarta-feira (2), ressaca entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), a partir de 04h30. Ondas de 2.5/3.5 metros, válidos até 05 (sábado) até às 12h00. A condição de mar muito agitado é resultado da intensificação dos ventos sobre o oceano, impulsionada pela passagem de dois ciclones extratropicais.

CICLONE MENOR - Um deles, de menor porte, se forma na costa gaúcha nesta quarta-feira (02), mas seu impacto na agitação marítima é limitado.

CICLONE MAIOR -  O outro ciclone extratropical, um sistema de grande escala, passa pela costa da Argentina nesta quinta-feira (03), gerando uma extensa área de agitação no oceano. As grandes ondas produzidas por este sistema se deslocarão em direção à costa brasileira nos próximos dias.

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO -  Adicionalmente, um grande sistema de alta pressão atmosférica, que se move do interior da Argentina para a costa do Uruguai entre os dias 4 e 5 de abril, contribuirá com ventos moderados a fortes, mantendo o mar agitado.

REGIÃO SUDESTE -  Na costa do Sudeste, a intensificação dos ventos está prevista para a sexta-feira, 4 de abril, acompanhando o avanço de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a condição persistindo durante o fim de semana.

No litoral de São Paulo, o mar começa a se agitar durante a tarde e a noite de sexta-feira (04), mantendo-se muito agitado e com ondas grandes ao longo de todo o fim de semana. Navegantes devem redobrar a atenção! A previsão indica ondas com picos de 2,0 m a 2,5 m no sábado (05) e de 1,5 m a 2,0 m no domingo (06).

No litoral do Rio de Janeiro, a agitação marítima começará a ser notada na madrugada de sábado (05) e aumentará rapidamente ao longo do dia. A agitação persistirá intensa no domingo, 6, e em parte da segunda-feira, 7 de abril. Durante esse período de mar agitado, as ondas na costa fluminense podem atingir picos de até 3,0 m no primeiro fim de semana de abril.

No litoral do Espírito Santo, o mar começará a subir no sul do estado na noite de sábado, 5 de abril. No entanto, no domingo (06), a agitação marítima se intensificará e se espalhará por toda a costa capixaba. As ondas podem atingir picos de 2,0 m a 2,5 m. O mar permanecerá muito agitado também na segunda-feira (07).

Com informações: Clima ao Vivo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right