Gêmeos nascem em ambulância durante transferência hospitalar no PR
A situação emocionou todos os envolvidos; mãe estava grávida de 33 semanas
Publicado: 15/04/2025, 07:45

Na manhã dessa segunda-feira (14), uma situação de emergência mobilizou uma equipe do Samu de Francisco Beltrão, comporta pelo condutor socorrista Cristian Schio e pela Técnica de enfermagem Marieli Gonçalves. Durante uma transferência hospitalar, uma gestante entrou em trabalho de parto e deu à luz gêmeos dentro da ambulância, com o apoio da equipe de atendimento.
A ocorrência teve início na Unidade de Saúde da Família, em Pinhal de São Bento, quando uma gestante, com idade gestacional de 33 semanas, entrou em trabalho de parto. O destino seria Francisco Beltrão, mas diante da situação, a equipe redirecionou o trajeto para o Hospital e Maternidade Santa Rita, em Ampére. O parto contou com o apoio do médico Nerinton Pinho e da enfermeira Jailine Bortolomedi, de Pinhal de São Bento.
Durante o deslocamento, os gêmeos Antoni e Antonela, filhos de Leandra e Ademar, nasceram dentro da ambulância, emocionando todos os envolvidos. Para a técnica de enfermagem Marieli Gonçalves, essa foi uma experiência marcante em sua trajetória profissional.
“Trabalho há sete anos no Samu e já participei de partos, mas essa foi minha primeira vez com gêmeos prematuros. Graças a Deus, os dois nasceram bem. Foi emocionante ver a felicidade dos pais”, relatou a socorrista.
Após todos os procedimentos realizados pelos socorristas do Samu e pela equipe médica, mãe e filhos foram encaminhados ao Hospital e Maternidade Santa Rita, onde receberam os cuidados necessários. Destaca-se o trabalho integrado entre as equipes do Samu e das unidades hospitalares, proporcionando à população um atendimento ágil, eficaz e, acima de tudo, humanizado.
Os gêmeos precisaram ser transferidos para o Hospital Regional por meio das Ambulâncias de Suporte Avançado do Samu - Alfa 02 e Alfa 04, composta pelos condutores socorristas Roger Formaio e Leonildo Andrade, pelas enfermeiras Joice Cristina e Mariana Stela, e pelos médicos intervencionistas Saimon Marcante e Emanoel Lucas.
A atuação da equipe da Central de Regulação Médica, foi composta pela Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM) Elizete Ferreira, pelos médicos reguladores Rodrigo Camargo e Letícia Barros, e pelos rádios operadores Byane Soares e Marcieli Aires.

Informações: Ciruspar/Assessoria