Páscoa: saiba quando é feriado e quando é ponto facultativo
Entenda as datas comemorativas da Semana Santa
Publicado: 17/04/2025, 07:24

A Sexta-feira Santa, comemorada no próximo dia 18, é feriado nacional, enquanto a quinta-feira (17) e o sábado (19) que antecedem e sucedem à data são considerados pontos facultativos. A Páscoa no domingo (10), por sua vez, também é considerada feriado.
A Semana Santa, uma das celebrações mais importantes para os católicos, mobiliza fiéis em todo o mundo em homenagens, orações, meditações, retiros e muita devoção. No Brasil, a data é marcada também por tradições simbólicas que envolvem, além de muita fé, a reunião das famílias.
O período tem início com o Domingo de Ramos, que marca o fim da Quaresma — um período de 40 dias que se destina à preparação para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo — começando na Quarta-feira de Cinzas, logo após o carnaval.
SIGNIFICADO - A Quinta-feira Santa marca o início do chamado “Tríduo Pascal”, que abrange também a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. Esse dia é dedicado à recordação da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Além disso, é o momento em que Jesus foi traído e levado à prisão.
Uma das datas mais significativas do calendário cristão é a Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta-feira da Paixão. Essa data comemorativa assinala a crucificação de Cristo, que foi julgado pelo Sinédrio Judaico e pelo Senado Romano, e integra os dias finais da Semana Santa.
Na Sexta-Feira Santa não se faz a celebração eucarística. Ou seja, não se celebra missa em nenhum lugar do mundo.
“É realizada uma celebração, onde se contempla a morte de Jesus na cruz. Na sexta-feira, toda a Igreja vivencia a morte de Jesus. Seus últimos momentos ainda de carinho com sua mãe, dedicando-a ao cuidado do discípulo amado. O dia da Paixão do Senhor termina com a experiência da dor, do grito “Tudo está consumado”. Jesus morto é colocado às pressas num túmulo novo. Para todos que viviam a história no tempo de Jesus, esse foi o momento da desilusão, do fim da esperança”, explica o professor Francisco Emílio Surian, mestre em Teologia.
O Sábado de Aleluia é um dia de anseio e preparação para a ressurreição de Cristo. É comumente chamado de Sábado Santo e Véspera da Páscoa. Na Bíblia, a data marca o momento de espera pela ressurreição de Jesus, que ocorreu após sua crucificação no Calvário.
O domingo de Páscoa é uma data que apesar de ser comumente associada ao Cristianismo, também possui significados e comemorações em outras tradições religiosas. Todo ano, em várias localidades, a festividade acontece no primeiro domingo seguinte à primeira lua cheia que aparece após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte.
Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação.
“Na Páscoa cristã, celebramos o Cordeiro Pascal, Jesus Cristo, que se sacrificou uma vez por todas por nossa vida e salvação. Comemorar a Páscoa é entrar de coração na mãe de todas as celebrações litúrgicas, a Vigília Pascal na Noite Santa, proclamando aquele que é a luz do mundo e pelo qual agradecemos a Deus”, afirma dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará (PA), em comunicado.
Informações: CNN