Saiba quais serão os desafios do próximo papa da Igreja Católica
Francisco deixa legado de reformas; entenda as demandas que o novo pontífice deve enfrentar
Publicado: 27/04/2025, 12:29

O pontificado do papa Francisco marcou uma transformação significativa naIgreja Católica, pautada pela abertura ao diálogo, reformas e ênfase em questões sociais. O professor, historiador e teólogo Gerson Leite de Moraes explica que Francisco adotou uma postura mais progressista para elevar a importância da Igreja no século XXI.
Contudo, com sua eventual sucessão, o novo papa enfrentará desafios complexos, tanto no âmbito espiritual quanto político e social.
ENTENDA - Desde sua eleição em 2013, Francisco fez importantes pronunciamentos e exerceu influência em questões globais, defendendo frequentemente a paz, a justiça e os direitos humanos.
O teólogo Gerson Leite de Moraes lembra que o pontífice começou a carreira como clérigo na Argentina com uma postura mais conservadora e conforme foi ganhando postos na Igreja adotou um perfil progressista.
“Ao chegar à condição de papa, Francisco adotou uma postura muito mais aberta, muito mais progressista, dialogando com setores conservadores da instituição e tentando colocar a Igreja Católica como um player relevante no século XXI”, afirma o professor.
“Isso significa discutir questões de sexualidade, concentração de riqueza, questões ambientais, mudanças climáticas, sendo temas extremamente relevantes”, ele acrescenta.
O papa Francisco se destacou por um estilo acolhedor, buscando responder às demandas do século XXI. Contudo, as posturas progressistas em temas como mudanças climáticas, desigualdade social e acolhimento de migrantes geraram tanto aplausos, quanto resistência na própria Igreja.
O professor explica que Francisco também promoveu uma renovação significativa no Colégio de Cardeais, nomeando religiosos de regiões periféricas e com perfil pastoral alinhado ao seu pensamento.
Confira a matéria completa no Portal CNN.