PF concluiu que homem-bomba agiu por extremismo político
Apurações apontam que o autor fez tudo sozinho, sem participação ou financiamento de terceiros
Publicado: 29/04/2025, 15:40

A Polícia Federal concluiu as apurações sobre o atentado ocorrido em 13 de novembro de 2024, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF).
As investigações apontam que o autor, Francisco Wanderley Luiz, agiu sozinho, sem participação ou financiamento de terceiros, e que a motivação do crime foi o extremismo político.
Foram utilizados diversos meios de prova, com destaque para a análise das comunicações e dos dados bancários e fiscais; exames periciais em todos os locais vinculados aos fatos; reconstituição cronológica das ações do autor antes e durante o atentado; além da oitiva de mais de uma dezena de testemunhas.
As conclusões da investigação foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a defesa da sociedade e com a preservação do Estado Democrático de Direito e de suas instituições e segue vigilante e preparada para responder, com rigor técnico, imparcialidade e eficácia, a quaisquer ameaças à ordem constitucional do país.
Para relembrar o caso: Carro explode na Praça dos 3 Poderes; uma pessoa é achada morta; Carro que explodiu na Praça dos Três Poderes é de Santa Catarina; Testemunhas relatam nova explosão em Brasília nesta quinta; Veja o que se sabe sobre as explosões na Praça dos Três Poderes; Homem-bomba morreu com timer na mão e artefatos no cinto;
Com informações da assessoria de imprensa.