Cidade abandonada? Influencer viraliza ao mostrar vila de Antonina 'parada no tempo’
Vila serviu de moradia para operários que trabalharam na construção de uma usina hidrelétrica em Antonina
Publicado: 06/05/2025, 08:18

O influenciador Luan Daniel, conhecido por entrar em lugares abandonados, descobriu uma ‘cidade fantasma‘ no Paraná. Na verdade, a ‘cidade’ em questão era um ponto estratégico para moradia temporária, e fica localizada em Antonina, no litoral paranaense. É a antiga vila da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O vídeo mostra como está o local atualmente, depois de ser abandonado há alguns anos.
No canal de Luan, chamado Lolo Bolado, ele foi até Antonina e registrou vários ângulos da antiga vila da Copel. O vídeo mostra estruturas como academia ao ar livre, piscina, ginásio e as casas. Clique aqui e assista ao vídeo.
Conforme apurou a Banda B, a vila era uma espécie de cidade que abrigava as pessoas que trabalhavam na Usina Parigot de Souza. Apesar de ser completa, a vila caiu em desuso conforme a obra da usina foi finalizada.
O influenciador conversou com algumas pessoas que relataram ter passado a infância e bons momentos na antiga vila.
“Fiz a festa do meu casamento nesse salão, que agora está nesse estado…”, comentou um homem. “Até meia noite a gente ficava brincando ai, passei minha juventude aqui e me divertia muito”, contou uma mulher.
Apesar de parecer abandonada, não houve “abandono” por parte dos moradores, que eram trabalhadores. No caso, a vila era usada como moradia provisória, com estrutura necessária durante o tempo necessário, mas quando o trabalho acabou, voltaram para a casa.
A ‘cidade’ chama atenção pelo cenário ‘de filme’ em que se encontra hoje. Devido a vegetação, que invadiu as construções, é possível se lembrar de filmes e séries com cenário pós-apocalíptico. A vila se parece com ‘The Last of Us’, série da HBO Max, por exemplo.
GALERIA DE FOTOS
COPEL CONFIRMA VENDA - Procurada, a Copel informou à Banda B que a antiga Vila Copel foi vendida em setembro do ano passado, junto com um pacote de imóveis vendidos pela empresa. Apesar disso, a companhia não revelou o comprador.
A Copel também confirmou que a estrutura foi montada para construção da Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza.
As obras começaram em 1963, e cerca de sete anos depois, foi finalizada. Com 260 MW de potência instalada, a usina é a maior central subterrânea do Sul do Brasil e tem capacidade suficiente para atender ao consumo de até 750 mil pessoas.
Com informações da Banda B, parceira do Portal aRede.