Relembre a trajetória de Preta Gil, que morreu após luta contra câncer
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha decidiu ser cantora quase aos 29 anos; primeiro disco foi lançado em 2003
Publicado: 20/07/2025, 20:49

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Ela foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, depois de procurar atendimento médico ao sentir um incômodo. Na ocasião, passou vários dias internada e realizou exames.
O diagnóstico foi de adenocarcinoma, um tumor maligno que pode afetar órgãos como pulmões, intestino, mama, próstata e estômago. O tratamento foi iniciado na semana seguinte.
Em dezembro do mesmo ano, Preta anunciou a cura do câncer e o fim do tratamento. No entanto, em agosto de 2024, revelou o retorno da doença em outras partes do corpo. Desde então, enfrentou altos e baixos, chegando a buscar tratamento em Washington, nos Estados Unidos.
VIDA E CARREIRA - Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Além de cantora, atuou como atriz, apresentadora e empresária, sendo fundadora e sócia-diretora da Music2Mynd.
Cresceu cercada por música. Era filha de um dos principais nomes da música brasileira, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa.
Segundo biografia publicada em seu site oficial, quando criança, Preta era “atenta a tudo aquilo que estava a sua volta. Cresceu em meio a muitas cores, sabores e estímulos daquilo que poderíamos chamar de ‘geleia geral’ da cultura musical das últimas três décadas”.
Ela decidiu se assumir cantora quase aos 29 anos, após enfrentar alguns medos. Seu primeiro disco, Prêt-à-Porter, foi lançado em 2003.
Confira a matéria completa em Metrópoles