Associação Nacional dos Detrans posiciona-se sobre obrigação de autoescola para CNH
Discussão está sendo articulada com Secretaria Nacional de Trânsito e Ministro dos Transportes
Publicado: 29/07/2025, 15:03

Com o debate acerca da obrigatoriedade da autoescola para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Associação Nacional dos Detrans (AND) posiciona-se sobre as possíveis mudanças no processo de formação de condutores. Para Givaldo Vieira, Presidente da Associação Nacional dos Detrans, é fundamental que a formação de condutores priorize a educação no trânsito para minimizar os altos índices de sinistros e mortes no trânsito, “Nosso principal foco nas tratativas é a valorização da educação para o trânsito. Em um país que ainda registra altos índices de condutores não habilitados, é fundamental que qualquer mudança preserve e reforce a qualidade da formação dos motoristas”, afirma.
O órgão também incentiva a acessibilidade da formação dos condutores, “É essencial que se busquem alternativas que tornem a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais acessível, considerando essa iniciativa como uma política social relevante, desde que não se comprometa a excelência no processo de aprendizagem”, diz em nota.
DISCUSSÃO - O tema exige maior desenvolvimento para a tomada de decisão e, para tanto, os Departamentos Estaduais de Trânsito estão neste momento articulando uma agenda com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e com o Ministro dos Transportes, Renan Filho.
O Portal aRede está acompanhando os desdobramentos desta discussão que define o futuro da obrigatoriedade do processo de formação de condutores nas autoescolas. Confira mais detalhes sobre o assunto aqui.