Governo do PR lamenta morte de João Lazzarotto, que doou obra de Poty ao Estado | aRede
PUBLICIDADE

Governo do PR lamenta morte de João Lazzarotto, que doou obra de Poty ao Estado

O sepultamento está previsto para as 15h deste domingo no Cemitério Municipal Água Verde, em Curitiba

Governo do Paraná lamenta morte de João Lazzarotto, que doou obra de Poty ao Estado
Governo do Paraná lamenta morte de João Lazzarotto, que doou obra de Poty ao Estado -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Paraná lamenta a morte, nesse sábado (02), de João Lazzarotto, 93 anos, irmão do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998) e responsável pela doação de mais de 4 mil obras do artista ao Estado do Paraná, em 2022, coleção que integra hoje o acervo do Museu Oscar Niemeyer. O sepultamento está previsto para as 15h deste domingo no Cemitério Municipal Água Verde, em Curitiba.

As obras de Poty expressam como nenhum outro artista a alma do Paraná por meio de cenas do cotidiano. A coleção doada tem mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas doados a todos os paranaenses. A doação foi feita três anos atrás diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, nas comemorações do aniversário de Curitiba – e de nascimento de Poty.

A doação atendeu o desejo do artista de que suas obras ficassem no Estado e em um museu que contasse com todas as condições necessárias para abrigar, preservar e expor as obras, tornando-se um local de referência e de aprofundamento na obra de Poty Lazzarotto.

Realizada pelo MON, em abril de 2024 foi aberta a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, que ainda pode ser vista no museu, e que, recentemente, foi coroada ao vencer duas categorias do Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), de Melhor Exposição do Ano e Melhor Curadoria. O prêmio é um dos mais importantes no cenário nacional das artes e envolve indicações de 170 críticos de arte de todo o Brasil e destacou as mais contribuições para a cultura nacional em 2024.

Com informações de: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right