Paraná registra dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol | aRede
PUBLICIDADE

Paraná registra dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol

Novos pacientes vivem em Curitiba e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná; 12 Estados já reportaram casos suspeitos ao Ministério da Saúde

Estado já soma três casos em investigação
Estado já soma três casos em investigação -

Publicado por Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) notificou ao Ministério da Saúde neste sábado (4) mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora o Paraná soma três casos em investigação.

Os novos pacientes são uma mulher, de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e um homem, de 71, residente de Curitiba. Eles ingeriram bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.

Os dois estão internados em serviços de saúde das respectivas cidades e deverão fazer a coleta de material, que será analisado em laboratório para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é considerado grave.

O primeiro caso suspeito no Paraná foi notificado nesta sexta-feira (3), de um paciente de 60 anos que mora em Curitiba. Ele segue aguardando o resultado do exame laboratorial. A secretaria informou que, em conjunto com os municípios, acompanha a evolução clínica dos casos.

“Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente um dos Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para orientação e conduta adequada”, disse a Sesa.

De acordo com o órgão, se houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.

“Nós temos no Paraná poucas ampolas do antídoto ainda. O Ministério da Saúde ficou de entregar mais ampolas do antídoto, que é o etanol farmacêutico. Eu quero aqui afirmar que não se trata de causar pânico na população, muito menos vir com informações sensacionalistas”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

O Brasil tem 11 casos confirmados de intoxicação por metanol até o momento. Conforme o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, há 116 suspeitas em investigação. Doze Estados já reportaram casos suspeitos à pasta até este sábado (12).

Informações da Banda B, parceira do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right