Com cessar-fogo, palestinos iniciam volta para casa em uma Gaza destruída
Milhares de palestinos voltam em filas enormes para uma Gaza em que prédios e casas estão destruídos. Israel espera os reféns do Hamas
Publicado: 10/10/2025, 12:44

Milhares de palestinos começaram a retornar para suas casas, na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira (10), após o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas ter entrado em vigor às 12h (6h no horário de Brasília). O recuo das tropas israelenses facilitou a volta das pessoas que passaram dois anos em um cerco de bombardeios, fome e destruição.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram, oficialmente, que o “acordo de cessar-fogo entrou em vigor” e que mobilizou as tropas para se reposicionarem e se prepararem para o retorno dos reféns israelenses.
Cessar-fogo
- Um acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas foi finalmente alcançado após dois anos de conflitos intensos na Faixa de Gaza.
- O anúncio foi dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo o qual ambos assinaram a primeira fase do cessar-fogo.
- A primeira fase se destaca pelo cessar-fogo imediato e a libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos após o reféns retornarem a Israel.
- Ao fim do cumprimento dos termos acordados na primeira etapa, outros pontos do plano de paz começam a serem abordados..
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma enorme fila de palestinos que tiveram que se isolar da guerra, retornando oficialmente para uma Faixa de Gaza onde prédios e casas estão destruídos.
Leia a matéria completa e confira as imagens no Portal Metrópoles.