Brasil em alerta: ciclone extratropical chega com tempestades neste domingo | aRede
PUBLICIDADE

Brasil em alerta: ciclone extratropical chega com tempestades neste domingo

Ciclone deve causar ventos acima de 100 km/h, granizo e chuvas fortes entre domingo (12) e segunda (13) em boa parte do Brasil

Metereologistas alertam para ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em várias regiões
Metereologistas alertam para ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em várias regiões -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O tempo vai mudar de forma brusca neste feriado de Dia das Crianças. A formação de um ciclone extratropical entre o Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai deve provocar chuvas intensas, ventania, granizo e muitos raios a partir deste domingo (12).

A previsão do tempo é do Climatempo, que alerta para rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h em várias regiões do país.

Formação perigosa no Cone Sul

O fenômeno já começou a se formar neste sábado (11), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai. Isso já era previsto pelo Inmet no fim de setembro. Essa pressão pode cair abaixo de 1000 hPa (hectopascais), o que indica condições meteorológicas severas.

Segundo os meteorologistas, o sistema deve se organizar entre domingo (12) e segunda-feira (13), próximo ao Uruguai e à província de Buenos Aires, deslocando-se rapidamente para o oceano Atlântico.

Embora não chegue a cruzar o território brasileiro, o ciclone deve reforçar a frente fria e intensificar os ventos e as tempestades no Sul do país.

O Rio Grande do Sul é o estado mais vulnerável aos efeitos diretos da formação do ciclone. As rajadas podem passar dos 100 km/h, principalmente nas regiões centro-oeste e sudoeste, com chuvas fortes, granizo e risco de alagamentos. A Defesa Civil alerta para cheias de arroios e pequenos rios.

Conforme a previsão do tempo, em Santa Catarina e Paraná, o domingo será de temporais generalizados, com ventos entre 70 e 90 km/h. O mau tempo deve se intensificar ao longo do dia, causando alagamentos urbanos e transtornos.

Frio e tempestades avançam pelo Centro-Sul

A frente fria associada ao ciclone também avança em direção ao Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: risco de tempestades, granizo e ventania.

São Paulo: chuva forte e rajadas no interior, com possibilidade de tempestades elétricas.

Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: devem sentir os efeitos na madrugada de segunda (13), com chuvas volumosas e temporais isolados.

O que esperar dos efeitos do ciclone

Ventania: rajadas acima de 100 km/h no RS e até 90 km/h em SC, PR e parte do Sudeste.

Granizo: risco alto no Sul, especialmente entre sábado e domingo.

Raios: grande incidência devido às nuvens cumulonimbus, com risco de quedas de energia e danos estruturais.

Os meteorologistas recomendam atenção redobrada, principalmente para quem vive em áreas sujeitas a alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos.

Com informações de: NDmais.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right