Em encontro com papa Leão XIV, Lula fala sobre combate à desigualdade
Segundo o presidente Lula, no encontro, foram debatidos diversos assuntos, incluindo o combate a desigualdade, à pobreza e à fome
Publicado: 13/10/2025, 09:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o papa Leão XIV, no Vaticano, no início desta segunda-feira (13). Acompanhado da esposa, Janja, Lula divulgou nas redes sociais que a audiência com o pontífice foi uma oportunidade excelente, em que conversaram sobre “sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
Lula chegou à Itália nesse domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que será realizado nesta segunda.
No encontro com Leão XIV, o presidente brasileiro falou sobre sua participação no evento. “Falei ao papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.
Luta contra a desiguldade
De acordo com Lula, ao conversar com a Santidade, o papa, ele o parabenizou “pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”. Segundo o presidente, “precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles.