Litoral do Paraná segue em alerta para ciclone com ventos acima de 70 km/h
A situação meteorológica é resultado do mesmo sistema frontal que causou estragos no interior do estado
Publicado: 08/11/2025, 14:55

Após o tornado que atingiu o interior do Paraná nesta sexta-feira (7), o Litoral do estado entrou em alerta máximo por causa da formação de um ciclone extratropical, fenômeno que deve provocar ventos acima de 70 km/h e forte agitação marítima, com ondas grandes e risco para embarcações. O alerta foi emitido pela Defesa Civil de Matinhos e vale até domingo (8).
Segundo o Metsul Meteorologia, o ciclone se forma entre esta sexta e sábado na região Sul do Brasil, trazendo uma onda de tempestades com chuva forte a intensa, ventos e granizo. “Essa condição deixa a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral em estado de atenção, especialmente entre a noite de sexta e a manhã de sábado”, informou o órgão.
Ainda conforme o Metsul, o sistema deve começar a se afastar do continente no fim do sábado, em direção ao Oceano Atlântico, mas os ventos e o mar agitado continuarão exigindo cautela da população litorânea.
De acordo com o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan, do Simepar, a situação meteorológica é resultado do mesmo sistema frontal que causou estragos no interior do estado.
“Na madrugada e início da manhã do sábado o tempo segue sujeito a chuvas mais fortes, com raios e possibilidade de ventos fortes entre o Leste, Campos Gerais, Norte e o Noroeste do Paraná, ainda em função do avanço do sistema frontal. No Litoral, as rajadas podem ultrapassar os 70 km/h”, explicou Furlan.
O meteorologista destacou que, mesmo após a passagem do ciclone, o tempo continuará ventoso e com temperaturas em queda.
“Durante o domingo, há previsão de pouca chuva no Paraná, com maior cobertura de nuvens do Litoral às áreas centrais, devido à influência do ar oceânico. Chuviscos ocasionais podem ocorrer entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias. Uma massa de ar seco e frio avança sobre o estado, derrubando as temperaturas — com mínimas abaixo dos 10 °C na metade sul”, completou.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL - A prefeitura de Matinhos reforçou cuidados para quem mora ou circula pela região litorânea durante o alerta:
- Evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores e estruturas metálicas;
- Durante tempestades, mantenha-se longe de áreas abertas e corpos d’água;
- Não tente atravessar ruas ou áreas alagadas;
- Em caso de ventos fortes, desligue aparelhos elétricos e feche portas e janelas;
- Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil estadual segue monitorando as condições climáticas em todas as regiões do Paraná e recomenda que a população acompanhe os avisos oficiais e evite deslocamentos desnecessários durante o período de alerta.
Com informações do Portal Nosso Dia.





















