Bebê é flagrado ao volante na Serra de São Luiz do Purunã
Segundo inspetor da PRF, motorista infringiu dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro; trecho onde vídeo foi gravado registrou oito acidentes só neste ano
Publicado: 22/04/2025, 16:09

Um vídeo encaminhado ao Portal aRede mostra um bebê ao volante na BR-277, na Serra de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, na tarde da última segunda-feira (21). O flagrante foi registrado no KM 134, no sentido Norte, em um dos trechos da Rodovia do Café considerados mais perigosos pelos motoristas.
O veículo filmado é um Audi C4. A gravação mostra o bebê em pé, no banco do motorista, com as mãos no volante. De acordo com o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luis Fernando Bertelli, o condutor poderia ser autuado por duas infrações, conforme do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Uma delas diz respeito ao Art. 168, que considera infração gravíssima transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas no CTB. A multa prevista é de R$ 293,47, além da retenção do automóvel como medida administrativa.
Além disso, o motorista também poderia ser autuado pelo Art. 169, que considera infração leve dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.
A reportagem do Portal aRede questionou Berteli se seria possível aplicar multas ao condutor responsável a partir do vídeo. O inspetor explica que, atualmente, a penalização só pode ser feita mediante flagrante pela PRF.
Berteli ainda reforça que há um projeto de lei do Congresso Nacional que tramita na Câmara dos Deputados e altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o objetivo de permitir o uso de material audiovisual produzido por cidadãos para comprovar infrações de trânsito.
O Portal aRede ainda apurou que, entre os KMs 130 e 140 da BR-277, trecho que corresponde à Serra de São Luiz do Purunã, oito acidentes foram registrados entre janeiro e março deste ano. Ao todo, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.