Última rodada do Brasileirão definirá destino de 9 clubes neste domingo
Título, Libertadores e rebaixamento: entenda as chances e as contas de cada time na última rodada do Brasileirão
Publicado: 08/12/2024, 09:14
Nove times terão uma tarde de domingo (8) recheada de emoção, na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Se por um lado Botafogo e Palmeiras lutam pelo título, por outro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Fluminense e Bragantino jogarão todas as fichas para escaparem do rebaixamento – um destes quatro clubes irá cair para a Série B. Além disso, há três times na briga pela última vaga da Libertadores: Bahia, Cruzeiro e Vasco, embora as chances reais de classificação dos cariocas para a maior competição continental da América do Sul sejam praticamente nulas.
Na disputa pelo título, segundo cálculo de probabilidades da 'Opta', o Botafogo joga contra o São Paulo com 87,8% de chances de ser campeão. Só há uma combinação que acaba com título do Palmeiras: vitória alviverde, no Allianz Parque, sobre o Fluminense, e derrota do time da Estrela Solitária para o Tricolor Paulista.
Na briga pela Libertadores, o favoritismo é do Bahia, com 67% de chances, já que basta uma vitória em casa contra o rebaixado Atlético-GO. Em caso de empate ou derrota, ainda há chance de classificação, mas aí dependendo principalmente do que o Cruzeiro fizer contra o Juventude e o Vasco diante do Cuiabá.
Para o Cruzeiro buscar o G-8, a vitória é obrigação, e aí é necessário que o Bahia não vença seu compromisso. Qualquer outra combinação não basta aos celestes. Já o Vasco só fica com o oitavo lugar se somar três pontos, o Bahia perder e o Cruzeiro ao menos empatar. A questão é que ainda é preciso tirar incrível diferença de saldo, já que tem -14, os mineiros 1, e os baianos -2.
Por fim, no Z-4, quatro times têm chances de serem o último rebaixado, se juntando a Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO, que já caíram: o Red Bull Bragantino, com 52,7% de chances de queda na projeção; Athletico-PR, com 26,5%; Fluminense, 16,1%; e Atlético-MG, 4,6%.
Apesar de "favorito", o Bragantino, com 41 pontos e na 17ª colocação, depende apenas de suas próprias forças para se salvar, bastando uma vitória, em casa, contra o Criciúma. O Athletico-PR, com 42 pontos e no 16º lugar, também se salva com um trinfo, fora de casa, sobre o Atlético-MG. Já em caso de empate ou derrota, dependeria dos resultados do time da Red Bull ou do Fluminense.
Os cariocas, por sua vez, chegam à última rodada precisando de vitória ou empate, fora de casa, contra o Palmeiras. Mas, em caso de derrota, é preciso torcer para o Bragantino não vencer ou o Athletico-PR não pontuar diante do Galo em Minas Gerais.
O Atlético-MG, por sua vez, tem uma combinação apenas que acaba em rebaixamento: derrota para o Athletico-PR, vitória ou empate do Fluminense contra o Palmeiras e vitória do Bragantino diante do Criciúma.
As informações são da ESPN