Asteroide que ameaçava a Terra pode atingir a Lua, mostra novo cálculo
Novos dados do telescópio espacial James Webb, da Nasa, mostram que a probabilidade de choque entre o asteroide com a Lua é de 3,8%
Publicado: 04/04/2025, 15:49

Um novo cálculo realizado pela NASA revela que o asteroide 2024 YR4, anteriormente apontado como uma possível ameaça à Terra, agora apresenta risco de colisão com a Lua. A chance de impacto é de 3,8%, segundo dados do telescópio espacial James Webb divulgados nesta quinta-feira (3) pela agência espacial norte-americana.
Descoberto em dezembro de 2024, o asteroide possui cerca de 60 metros de diâmetro. Inicialmente, havia a possibilidade de que ele atingisse a Terra em 22 de dezembro de 2032. Até fevereiro deste ano, as estimativas indicavam 3,1% de risco de impacto com o planeta. No entanto, novas observações feitas por telescópios em diferentes partes do mundo acabaram descartando essa hipótese.
Agora, o foco se volta para a Lua. Os dados mais recentes apontam para uma probabilidade crescente de colisão com o satélite natural. Ainda assim, a NASA reforça que as chances de o impacto não acontecer são de 96,2%.
As análises do telescópio James Webb também revelaram que o asteroide pode ter entre 53 e 67 metros de diâmetro, superando o limite mínimo de 50 metros que aciona os protocolos de defesa planetária da agência.
Apesar do baixo risco, a NASA continuará monitorando a trajetória do 2024 YR4 nos próximos anos. Qualquer alteração significativa será atualizada conforme novos dados forem coletados.
Com informações do Metrópoles