25 anos de Harry Potter: saga marcou legião de fãs em meio a polêmicas | aRede
PUBLICIDADE

25 anos de Harry Potter: saga marcou legião de fãs em meio a polêmicas

A primeira publicação do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal no Brasil completa 25 anos em abril

A chegada dos livros de Harry Potter ao Brasil completam 25 anos
A chegada dos livros de Harry Potter ao Brasil completam 25 anos -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Além da chegada de um novo século, o ano 2000 teve um marco literário gigantesco com a chegada do primeiro livro de Harry Potter ao Brasil. No hall das grandes sagas literárias da história, a franquia celebra 25 anos da estreia no Brasil este mês.

Ao longo de todos esses anos, a produção se tornou muito importante na formação de leitores brasileiros e também uma marca consolidada no mercado literário do país.

Há quem goste e há quem odeie, mas não é possível negar o impacto cultural e econômico da franquia Harry Potter. Ao longo dos anos, a saga se consolidou além do universo literário com presença forte nos cinemas e na produção de conteúdos especializados, indo de objetos de colecionador até produtos de moda.

À época de lançamentos, os livros ganharam notoriedade por terem sido uma porta de entrada de jovens leitores em obras de teor mais maduro, a chamada literatura infanto-juvenil. Marco da infância e juventude de muitas pessoas que hoje são adultas, a versão original também se popularizou como uma boa aposta para quem queria começar a ler em inglês.

FORMAÇÃO COMO LEITORES - Caco Cardassi tem 33 anos e é dono do maior canal de YouTube do mundo que fala unicamente sobre Harry Potter, chamado Caldeirão Furado. Em entrevista ao Metrópoles, o youtuber destacou o quanto a saga foi importante para a construção dele como leitor.

“Eu passei a ler mais totalmente por conta de Harry Potter. Eu busquei outros livros, outras sagas, outras histórias por conta da saga. Porque ler Harry Potter parece que me despertou isso de querer ler outras histórias”, afirmou.

No Youtube, Caco segue discutindo vários temas da saga e compartilha o amor pela franquia com os mais de 1,5 milhão de seguidores. O canal inclusive se tornou um local de aprendizado para os fãs que foram influenciados a ler os livros após conhecer o universo de Harry Potter apenas pelos filmes (lançados entre 2001 e 2011).

“A parte que eu mais gosto é essa: ver que as pessoas acabam se interessando e indo para leitura, indo para os livros. É a parte que eu mais curto nesse contato com a galera e nessa influência, porque tem muita gente que influencia para coisa errada e eu gosto de influenciar para leitura.”

A advogada Gabrielle Alves relata que a franquia de Harry Potter abriu portas para ela na literatura como um todo. Por ter 26 anos, ela brinca que desconhece um mundo em que Harry Potter não exista, uma vez que o primeiro livro foi lançado em 1997.

“Eu acredito que a leitora que eu sou hoje, eu devo muito aos livros e a séries como essa. Claro, têm várias outras também que merecem esse crédito, mas eu acredito que Harry Potter foi o que me fez me apaixonar mesmo pela literatura. Hoje em dia eu tenho até um Instagram literário para ficar falando só de livros. Então virou parte da minha personalidade ser uma amante desses universos fictícios”, revelou.

Confira a matéria completa no Metrópoles.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right