Projeto 'Incluindo Alegria' encerra turnê por 11 cidades do Paraná
Trupe do Palhaço Picolé realizou 22 apresentações e 11 oficinas gratuitas em APAEs com apoio da Lei Aldir Blanc
Publicado: 26/09/2025, 16:23

Após duas semanas de atividades, o projeto “Incluindo Alegria – O Circo do Palhaço Picolé” chega ao fim celebrando o sucesso da turnê que percorreu 11 cidades do Paraná, levando arte, cidadania e inclusão para centenas de pessoas atendidas pelas APAEs. Foram 22 apresentações circenses gratuitas e 11 oficinas de circo, todas adaptadas de forma lúdica e interativa para o público com deficiência.
A iniciativa, contemplada em edital da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Plano Nacional Aldir Blanc, se destacou pelo impacto social e cultural. Além de democratizar o acesso à arte, promoveu momentos de encantamento, aprendizado e convivência entre estudantes, famílias e comunidades.
“Foram dias intensos e emocionantes. O circo tem essa capacidade única de transformar realidades e conectar pessoas pelo riso, pelo encantamento e pela inclusão. Encerro este projeto com a certeza de que conseguimos oferecer um acesso adaptado e inclusivo à arte, ampliando horizontes dentro das APAEs”, afirma Robert Salgueiro, idealizador do projeto e intérprete do Palhaço Picolé.
Ao longo da turnê, a Trupe visitou as APAEs de Carambeí, Tibagi, Ipiranga, Castro, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Reserva, Imbituva, Palmeira e Arapoti, reforçando a importância do circo como ferramenta de inclusão social e valorização da diversidade.
Sobre a Trupe do Palhaço Picolé
Com mais de 10 anos de trajetória, a Trupe do Palhaço Picolé é reconhecida por sua atuação em projetos socioculturais que utilizam a linguagem do circo para promover cidadania, inclusão e bem-estar. Seus espetáculos combinam humor, improviso e técnicas circenses tradicionais, encantando públicos de todas as idades.
Com informações de assessoria de imprensa