Investimentos industriais trazem grande potencial ao setor gastronômico de PG
Presidente da Abrasel Campos Gerais destaca que desenvolvimento econômico da cidade cria oportunidades para o crescimento do setor de bares e restaurantes
Publicado: 02/11/2025, 18:09

O grande ciclo de desenvolvimento industrial pelo qual Ponta Grossa passa, com mais de R$ 10 bilhões em aportes anunciados recentemente, por indústrias que estão ampliando, construindo sua unidade fabril ou vão iniciar as obras na cidade, trazem alto potencial ao setor gastronômico. Essa é a visão de Lucas Klas, presidente da Abrasel Campos Gerais. Ele foi o entrevistado, junto com Amanda Loureiro, executiva da Abrasel, da última edição do podcast Papo de Mercado, produzido pelo Grupo aRede.
Ao mencionar todo esse ciclo de desenvolvimento recente da cidade, Lucas afirmou que é uma grande oportunidade para o setor de restaurantes e bares se desenvolver, especialmente pelo impacto das indústrias, que não só geram empregos diretos, mas também refletem na geração de muitas oportunidades indiretas no setor de serviços e comércio. “Como a nossa cidade tá crescendo, vindo muitas indústrias, é preciso um olhar do empresário, para ver qual fatia que ele vai querer pegar desse crescimento, para crescer junto. Eu vejo um cenário bom, porque o setor cresce junto com a cidade, então é um movimento bom para investir no seu negócio, temos que aproveitar essa oportunidade”, reforçou o presidente da regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Durante a entrevista, tanto Lucas, quanto Amanda, destacaram que a principal característica da cidade e da região, quando se fala em gastronomia, é a grande diversidade. “O setor de refeição fora do lar nos Campos Gerais é muito variado, tem opções para todos os gostos e bolsos. Você toma um café diferente; em várias cafeterias tem uma experiência diferenciada. Temos chefs especializados em massas super cuidadas, da moda italiana, então temos várias opções para o público. Ainda bem, estamos bem servidos”, acrescenta a executiva da Abrasel Campos Gerais, Amanda Loureiro.
A gestão atual assumiu em dezembro de 2024, e está apostando na união do setor, com uma gestão mais leve, para o fortalecimento da Associação. Hoje, são 130 filiados na região, com a tendência de crescimento, que deve ser impulsionado pelo fato de que, neste último trimestre de 2025, a Abrasel Campos Gerais, que era um núcleo seccional de Curitiba, está se tornando uma regional independente. “Virar regional é, primeiro, um avanço, porque aumentou o número de filiados. Segundo que dá mais autonomia para que possamos fazer um calendário da cidade, com eventos”, conclui Amanda.





















