Medvitae lança aplicativo pioneiro para análise de riscos psicossociais
Sistema tecnológico desenvolvido pela Medvitae busca identificar e gerenciar riscos psicossociais exigidos pela NR 01, garantindo agilidade às empresas
Publicado: 01/11/2025, 18:45

Referência quando se fala em Medicina do Trabalho, a Medvitae, empresa ponta-grossense, está inovando no que tange ao mapeamento e gestão dos riscos psicossociais exigidos pela nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR 01). A empresa lançou um novo aplicativo de Análise do Risco Psicossocial (ARP) para apoiar profissionais e empresas nesse desafio. Isso porque, a partir de 2026, será obrigatória a identificação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Najet Sayed, CEO e engenheira de segurança da Medvitae, explica que apesar da obrigatoriedade ser apenas a partir de 2026, o Ministério do Trabalho já está capacitado para auditar as empresas com a implementação da nova norma, e por isso não se deve deixar para fazer as mudanças apenas no início do próximo ano. “Por isso, nós desenvolvemos, com a parceria com a PRS, esse aplicativo, onde colocamos as ferramentas estudadas e validadas pelo Ministério do Trabalho, que vai considerar isso. E já estamos aplicando isso nas nossas empresas, nas atualizações dos Programas de Gerenciamento de Risco”, detalha Najet.
A grande vantagem desse aplicativo é ganhar tempo, dispensando o uso de folhas de papel. “Ao aplicar essa ferramenta, o questionário, vai ser feito um monitoramento muito rápido. Rapidamente já geramos a Matriz de Risco e já geramos os dados que precisamos para a elaboração do Plano de Ação. De uma forma muito segura vamos guardar essas informações, e a Medvitae vai estar auxiliando sobre qual questionário usar”, detalha, explicando que cada empresa, por ser de diferentes setores, requer detalhamentos específicos.
Embora a empresa esteja investindo em toda essa tecnologia para agilizar e facilitar a Análise do Risco Psicossocial, Najet reforça que a Medvitae sempre estará priorizando o atendimento humanizado, afinal, a Medvitae realiza um trabalho de pessoas para pessoas. “Ao mesmo tempo que usamos a tecnologia, realizamos uma corrente humanizada, então conciliamos a inovação sempre pensando no ser humano, no bem-estar das pessoas, sendo referência em um bom atendimento. E esse cuidado humanizado é com os nossos colaboradores e com as empresas, afinal nós promovemos a saúde deles”, conclui.





















