Secretaria de Educação de PG solicita revisão da nota do IDEB 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Secretaria de Educação de PG solicita revisão da nota do IDEB 2023

A pasta afirma que resultado divulgado pelo INPEP evidencia uma curva ascendente na avaliação da Rede Municipal, contudo a Secretaria acredita que a pontuação poderia ser ainda maior

Secretaria de Educação de Ponta Grossa se localiza no interior do Campus de Uvaranas da UEPG
Secretaria de Educação de Ponta Grossa se localiza no interior do Campus de Uvaranas da UEPG -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ponta Grossa solicitou revisão da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), à educação do município. Segundo a pasta, embora a nota de 6,5 divulgada oficialmente pelo INEP já configure um resultado importante para Ponta Grossa, a equipe técnica da Secretaria entende que a pontuação deveria ser ainda maior, na casa de 6,7.

Para a SME, o resultado inicialmente divulgado pelo INEP revela uma curva ascendente na avaliação da Rede Municipal de Ensino. "Também evidencia a recomposição das aprendizagens para os alunos em relação ao processo enfrentado durante a pandemia, uma vez que os estudantes que realizaram as provas em 2023 haviam sido alfabetizados, em parte, de maneira remota", destacou a Secretaria de Educação. Embora valorize a nota recebida e destaque que ela represente um avanço na rede municipal, a SME já solicitou a revisão.

A SME afirma que analisou detalhadamente os resultados apresentados pelo INEP e verificou que o índice divulgado diverge das notas prévias das escolas, antecipadas pelo órgão meses antes da divulgação oficial. A pasta ressalta que solicitou ao INEP esclarecimentos em relação aos dados.

  "Todas as simulações envolvendo as notas obtidas pelas 86 unidades escolares que realizaram a Prova SAEB em 2023 apontam para uma média 6,7"

Secretaria Municipal de Educação
  

No referido simulado promovido pela SME, apenas duas unidades não participaram da avaliação, por não terem o número mínimo de alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental – e não são consideradas para efeito da média.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a solicitação já foi formalmente realizada e a SME está em contato com o INEP para que os apontamentos sejam acolhidos e a nota do IDEB 2023 para o município seja ajustada.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE