Huçulak projeta políticas públicas para melhorar acesso à saúde de PG
A deputada estadual visitou algumas Unidades de Pronto Atendimento da cidade e projeta melhorias para o setor, com trabalhado alinhado ao Governo Elizabeth Schmidt
Publicado: 06/12/2024, 17:01
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), uma das novas representantes oficiais de Ponta Grossa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), visitou pontos da cidade nesta sexta-feira (6), acompanhada da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil). Márcia, que tem ampla experiência na gestão das políticas públicas para a saúde, avalia que Ponta Grossa tem estruturas de saúde adequadas, mas que os processos de trabalho precisam ser otimizados.
Durante entrevista concedida ao Portal aRede, a deputada disse que, na visita realizada pelas estruturas de saúde da cidade, teve um olhar mais refinado em relação às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e conversou com equipes médicas de enfermagem, que atuam nas UPAs Santa Paula e Santana, além de ter visitado as obras da UPA Uvaranas.
Márcia revelou que, acompanhada da prefeita, esteve no Hospital Bom Jesus, onde observa um potencial de ampliação de leitos de forma rápida, por meio de uma parceria na qual o hospital disponibilizaria leitos atualmente ociosos. "Discutimos com o Hospital Bom Jesus a possibilidade de aumentar o número de leitos e realizar algumas reformas", destacou. No caso de uma parceria com o ‘Bom Jesus’, a deputada acredita que, de maneira rápida e em poucos meses, Ponta Grossa contará com mais de leitos. “Vai ajudar muito a diminuir esse paciente que precisa ir para outros municípios para ser atendido”, disse.
"Vejo que do ponto de vista estrutura nós temos estruturas já consolidadas, adequadas, que é mais fácil quando a gente já tem estrutura, nós precisamos mexer no processo de trabalho"
A deputada ainda ressaltou que, trabalha para trazer para Ponta Grossa alguns serviços de especialidades para que os pacientes não tenham que deslocar para Campo Largo ou Curitiba, por exemplo. Ela disse já ter iniciado conversas com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e que ele está sensibilizado na melhoria desse cuidado com as especialidades, para Ponta Grossa.
Além disso, a representante de Ponta Grossa na Alep disse que, junto de Elizabeth, buscará trabalhar para melhorar os processos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A prefeita está com grandes ideias aí para 2025 de agilizar o atendimento”, disse a deputada.
Márcia projeta que, ao lado de Elizabeth, fará grandes melhorias na área da saúde pública. “Quando a gente apoia os municípios, a gente apoia o Estado inteiro. É justo que a população possa ter um atendimento mais próximo à sua casa”, finalizou.