Elizabeth e vereadores são diplomados e estão aptos para tomar posse
Cerimônia que certificou resultados das urnas aconteceu na tarde desta terça-feira (17)
Publicado: 17/12/2024, 16:51
A Justiça Eleitoral diplomou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), o vice-prefeito, Pastor Moisés Faria (MDB) e os 19 vereadores eleitos no último pleito municipal, em cerimônia ocorrida nesta terça-feira (17), no auditório da Unicesumar.
A diplomação marca o reconhecimento oficial do resultado do pleito, conferindo aos eleitos a autoridade e responsabilidade para exercerem seus cargos de forma legítima. O ato simboliza a validação pela Justiça Eleitoral da decisão soberana da população, reafirmando o estado democrático.
Ao Portal aRede, Elizabeth Schmidt disse que a cerimônia foi um momento especial. Ela relembrou que foi a primeira mulher a ser diplomada como prefeita de Ponta Grossa e que também é a primeira a receber a certificação depois de uma reeleição. "Eu represento milhares de mulheres da nossa cidade", disse. Elizabeth ainda enalteceu a importância da cerimônia. "Esse diploma que confere o número de votos que recebemos e que é um elemento importante para a gente poder tomar posse no dia 1º de janeiro", ponderou.
A prefeita ainda ressaltou que a população pode esperar dela um trabalho sério, com honestidade, fidelidade, empenho, esforço, resiliência e comprometimento. "Quero que a cidade continue em constante transformação como ela vem acontecendo e vou trabalhar todos os dias incansavelmente, como já fiz nesses anos todos, para que a gente continue em transformação", finalizou.
Quem também conversou com a reportagem foi Pastor Moisés Faria, que participou pela primeira vez de uma cerimônia de diplomação. Ele destacou que o evento também coroa o trabalho que a chapa eleita teve durante a campanha. "E agora, expectativa é de começarmos o trabalho logo para nós, com gratidão, servirmos nossa população", projetou.
GALERIA DE FOTOS
Além de Elizabeth Schmidt e de Moisés Faria, os vereadores também foram diplomados. O parlamentar mais votado da eleição, Geraldo Stocco (PV), disse que, da parte dele, a população pode esperar um trabalho de fiscalização. "É uma responsabilidade a gente estar aqui, então, fico feliz por isso e a população pode contar com a gente", disse.
Assim como Stocco, os outros 17 vereadores eleitos também marcaram presença na solenidade. Dr. Erick e Professor Careca, ambos do PV, Ede Pimentel (PDT), Doutor Zeca, Léo Farmacêutico, Divo, Paulo Balansin e Teka dos Animais, representantes do União Brasil e Julio Kuller (MDB). Os gabinetes da Câmara também serão ocupados por Guilherme Mazer (PT), Soldado Pastor Ezequiel Bueno (DC), Leandro Bianco e Fabio Silva, ambos do Republicanos. Quem também irá compor a próxima legislatura será Ricardo Zampieri (PL), Maurício Silva (PSD), Florenal (Podemos) e Enfermeira Marisleidy (PMB).
Apenas a vereadora Joce Canto (PP) não compareceu à solenidade na Unicesumar. A parlamentar optou por ser diplomada no próprio cartório eleitoral.
POSSE - A solenidade que marcará a posse para o novo mandato da prefeita Elizabeth e dos vereadores já tem horário e local definidos. O evento, que também empossará o novo vice-prefeito, Pastor Moisés Faria, terá início às 18h do dia 1º de janeiro de 2025, no Cine-Teatro Ópera.
A cerimônia marca, de maneira oficial, o início da segunda gestão de Elizabeth como Chefe do Poder Executivo Municipal. O evento também será a primeira oportunidade oficial na qual a prefeita, reeleita no último mês de outubro, dará o tom de como buscará se relacionar com o novo grupo de parlamentares da Câmara Municipal.