Oito escolas da região terão gestão terceirizada a partir de 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Oito escolas da região terão gestão terceirizada a partir de 2025

Apenas uma escola teve a adesão aprovada em consulta pública, enquanto a decisão das outras sete ficou sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação; implantação deve começar em janeiro

Escola Estadual Senador Correia é uma das instituições que terá gestão terceirizada
Escola Estadual Senador Correia é uma das instituições que terá gestão terceirizada -

Publicado por Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oito escolas dos Campos Gerais terão a gestão terceirizada a partir de 2025. A informação é da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que publicou a ata de homologação que definiu que o Grupo Positivo fará a gestão administrativa de cada um dos colégios que passarão a integrar o programa Parceiro da Escola

Em todo o Paraná, 82 escolas de 34 municípios contarão com o apoio da iniciativa privada para obras de manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos, gestão de terceirizados da limpeza e segurança.

Parte dos colégios aprovou a adesão por meio de consulta pública no início de dezembro junto à comunidade escolar. Nas escolas onde o quórum mínimo não foi atingido, a decisão foi sob responsabilidade da Seed, com base com base em critérios técnicos, como ausência de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou avaliações abaixo da média estadual, bem como frequência escolar menor do que 85%.

Confira a lista de colégios que fará para do Parceiro da Escola:
- Escola Estadual Amanda Carneiro de Mello (Castro) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Fritz Kliewer (Palmeira) - Aprovada em consulta pública
- Escola Estadual Jorge Queiroz Netto (Piraí do Sul) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Ana Divanir Boratto (Ponta Grossa) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Arnaldo Jansen (Ponta Grossa) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Senador Correia (Ponta Grossa) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Francisco Pires Machado (Ponta Grossa) - Decisão da Seed
- Escola Estadual Linda Bacilla (Ponta Grossa) - Decisão da Seed

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a implantação do modelo Parceiro da Escola será iniciada em janeiro com o intuito de garantir o bom andamento do ano letivo das instituições. “Com a conclusão desta etapa, estamos trabalhando para que os contratos sejam assinados em janeiro de 2025. Este é um modelo que já está dando certo nas duas escolas que receberam os projetos-pilotos e tenho certeza que estas 80 novas unidades terão sucesso com este formato”, afirmou.

A definição aconteceu com base nos critérios técnicos previamente definidos nos termos do Decreto Estadual 7.235/2024, que regulamenta o programa. A localização geográfica das instituições também foi levada em consideração com o objetivo de mitigar riscos de contratação. Para isso, as escolas elegíveis para o programa foram agrupadas em 11 lotes distintos – inicialmente, eram 15 lotes previstos no chamamento público, mas após a análise da Seed houve uma redução.

GESTORAS – Três das nove instituições de ensino privadas credenciadas via chamamento público foram habilitadas pela Secretaria da Educação e vão gerir as escolas estaduais a partir de lotes previamente definidos: os grupos educacionais Apogeu, Positivo e Salta.

De acordo com Miranda, todo o processo ocorreu com transparência. “Este é um projeto que foi amplamente debatido de forma democrática pela sociedade, da mesma maneira em que tratamos a habilitação e contratação das empresas concorrentes”, disse.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE