Stocco cobra fiscalização da lei contra ‘fogos barulhentos’
Vereador do Partido Verde é coautor da lei que proíbe fogos com estampido. Stocco cobra que Prefeitura intensifique a fiscalização da medida
Publicado: 20/12/2024, 16:07
O vereador Geraldo Stocco (PV) quer que a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) intensifique a fiscalização da lei que veta a comercialização de fogos de artifício com estampido na cidade. A lei nº. 14.655/2023 veta a venda deste tipo de artifício pirotécnico e era uma demanda antiga dos pais de crianças neuro divergentes, de protetores de animais e de pessoas ligadas à terceira idade.
Stocco lembra que a lei representa uma luta longa e antiga. “Quem acha que tal proibição é frescura precisa ver o que passa uma criança autista com esse tipo de barulho ou mesmo um animal que sofre com barulho. A gente pode comemorar as festas de final de ano de forma mais tranquila, respeitando a necessidade do próximo”, explica o vereador do PV, um dos autores da lei.
Geraldo lembra que em 2023 a lei estava em vigor pela primeira vez, já em 2024 o município teve mais tempo para se adequar, assim como os estabelecimentos comerciais que vendem fogos de artifício. “Tivemos um ano para que todos os envolvidos se adequassem à lei. Acredito que em 2024 podemos ter um período de festas de final de ano muito mais calmo e benéfico para todos”, conta.
Stocco também quer que a Prefeitura realize uma “festa da virada” com uso completo de fogos sem estampido. “O prefeito anterior até disse que fez, mas nunca fez isso. Acredito que a atual gestão pode fazer uma festa da virada sem usar fogos com estampido e colaborar para o cumprimento de uma lei que a própria prefeita [Elizabeth] sancionou em 2023”, conta Geraldo se referindo à festa realizada normalmente no Lago de Olarias.
Da assessoria