Elizabeth e secretários se reúnem com representantes da XBRI
Prefeita de Ponta Grossa recebeu, em gabinete do Palácio da Ronda, membros da Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus
Publicado: 17/01/2025, 19:15
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) recebeu em gabinete do Palácio da Ronda, na tarde desta sexta-feira (17), representantes da XBRI Pneus. Foi o primeiro encontro, ocorrido neste ano, entre o Governo Municipal e a empresa que fará um aporte de R$ 1,5 bilhão no município.
Além de representantes da empresa e da prefeita, alguns secretários municipais acompanharam o encontro. O chefe da pasta de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko; o secretário de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf; a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege; o presidente do Instituto de Planejamento Urbano (IPLAN), Rafael Mansani, a Chefe de Gabinete, Tânia Svierkoski e o Procurador-Geral do Município, Gustavo da Matta, presenciaram a reunião.
O encontro serviu para a Administração Municipal estabelecer um diálogo com a fábrica de pneus. Nas redes sociais, Elizabeth destacou que a chegada da XBRI Pneus a Ponta Grossa é a primeira conquista da nova gestão.
A Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus, confirmou ainda em dezembro de 2024 que instalaria em Ponta Grossa uma fábrica de pneus. Com um aporte total de R$ 1,5 bilhão, a fábrica será a maior indústria produtora de pneus do Brasil, segundo a própria Companhia, com capacidade para produzir 1 milhão de pneus por mês para automóveis. O acordo foi selado na última semana, no dia 12 de dezembro, em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Ponta Grossa foi a escolhida pela indústria para construir uma planta fabril de 500 mil metros quadrados, instalada em um terreno de 330 hectares, já adquirido pela empresa - o local exato da área não foi confirmado pela Sunset. Conforme a empresa, milhares de vagas de emprego diretas e indiretas serão geradas pelo empreendimento.
Além de produzir pneus para automóveis leves, a planta fabril também fabricará pneus para o setor do transporte, máquinas agrícolas e mineração. Somente para esse setor, a empresa produzirá uma média de 2,5 milhões de pneus por ano, o que significa que a planta fabril terá capacidade instalada de produzir 14,5 milhões de pneus por ano.
O investimento realizado pela XBRI em Ponta Grossa vai além da construção da maior fábrica de pneus do Brasil. A empresa confirmou que também construirá na cidade um Centro de Pesquisas e Inovação, com o principal objetivo de nacionalizar tecnologias atualmente dominadas por empresas estrangeiras. A XBRI também confirmou que a previsão é de que a fábrica comece a produzir pneus no primeiro semestre de 2027.