Banco de Leite do HU tem salto de 134% nos atendimentos | aRede
PUBLICIDADE

Banco de Leite do HU tem salto de 134% nos atendimentos

Em 2024, mais de 2,8 mil pessoas procuraram o banco de leite do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais

Banco de leite do HU-UEPG  recebeu 735 litros de leite em doação ao longo do ano passado
Banco de leite do HU-UEPG recebeu 735 litros de leite em doação ao longo do ano passado -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inaugurado há três anos, o banco de leite do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, localizado em Ponta Grossa, registra números expressivos. De 2023 para 2024, a quantidade de atendimentos saltou de 1.211 para 2.841, o que representa uma alta de 134,5%. A unidade recebeu 735 litros de leite em doação ao longo do ano passado, o que corresponde a 61 litros mensais, em média.

A diretora do banco de leite do HU da UEPG, Cláudia Cancian, enfatiza a importância do leite que é doado para a saúde dos recém-nascidos. “Além de fornecer nutrientes essenciais, o leite materno oferece proteção contra doenças como infecções respiratórias e alergias, sendo uma fonte valiosa para os recém-nascidos que não podem mamar diretamente nos seios das mães, principalmente para as mulheres hospitalizadas”, explica.

ESTADO - O Governo do Paraná registrou, em 2024, um aumento de 77,4% no atendimento dos quatro bancos de leite da rede de hospitais das universidades estaduais, nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e dos Campos Gerais. Foram 21.576 atendimentos ao longo do ano passado, com orientações sobre o aleitamento materno e serviços de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês que não podem ser amamentados pelas mães. Em 2023 houve 12.156 atendimentos em toda a rede.

Ligados às universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), os hospitais também recebem doações de leite humano. O estoque é destinado para os bebês internados em Unidades Neonatais. Além disso, o banco de leite atende mulheres com condições que dificultam o aleitamento natural, como baixa produção de leite, problemas de saúde que impedem a amamentação, lesões nos mamilos ou o nascimento prematuro dos bebês.

Parte do leite arrecadado é destinada a demandas de outras unidades hospitalares, contribuindo, inclusive, com a rede privada de saúde.

O leite arrecadado passa por um processo de pasteurização, ou seja, é aquecido e resfriado para eliminar micro-organismos que possam causar danos aos recém-nascidos. Entre janeiro e dezembro de 2024, os quatro hospitais universitários (HUs) coletaram, aproximadamente, 9.348 litros de leite humano, com uma média mensal de 779 litros. De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, fornecendo a nutrição necessária para o desenvolvimento saudável das crianças.

As atividades dos bancos de leite dos HUs contemplam, ainda, assistência para as mães de bebês internados nas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica dos HUs, incluindo suporte emocional, a fim de assegurar a produção de leite para essas mulheres. Esse acompanhamento nutricional, que envolve orientações e informações sobre a preservação e a armazenagem adequadas do leite materno, além de técnicas de extração, é importante para promover a saúde tanto das mães quanto dos bebês.

SERVIÇO - Em Ponta Grossa, o banco de leite do Hospital Universitário se localiza no prédio do antigo 'Pronto-Socorro', na Rua Augusto Ribas, 81, no Centro. O telefone para o agendamento das doações é o (42) 3311-8414 e também o (42) 3311-8527 (WhatsApp).

As informações são da AEN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right