Fórum Regional da Indústria acontece no fim de junho em PG | aRede
PUBLICIDADE

Fórum Regional da Indústria acontece no fim de junho em PG

A partir desta sexta (28), uma série de oito eventos retoma os debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do setor em todo o estado

Em 2024, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns
Em 2024, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns -

Publicado por Iasmin Gowdak

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inicia, a partir desta sexta-feira (28), em Guarapuava, um novo ciclo dos Fóruns Regionais da Indústria. Entre os meses de março e julho, serão realizados oito encontros, que vão reunir empresários e lideranças de todas as regiões. O objetivo dessa nova mobilização é reforçar a importância do setor industrial, retomar os debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do segmento e avançar na estruturação de uma proposta de política industrial para todo o estado. Em Ponta Grossa, o evento acontece dia 27 de junho

“Em 2024, com a primeira rodada dos Fóruns, a Fiep colocou em pauta a importância da indústria para o desenvolvimento do estado, das regiões e dos municípios, levantando ainda a opinião dos empresários sobre os principais desafios para o crescimento do setor”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.

No ano passado, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns. Com base nas percepções repassadas por elas, foram realizadas, no segundo semestre do ano, 24 oficinas temáticas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia. Esses encontros específicos contaram com a participação de mais de 1 mil pessoas.

“Agora, neste segundo ciclo dos Fóruns Regionais, vamos apresentar os resultados obtidos com essas oficinas, as ações já em andamento para aprimorar essas temáticas e os próximos passos do processo de construção de uma proposta de política industrial. Tudo com foco no propósito da Fiep de transformar o Paraná no melhor lugar para a indústria no país”, acrescenta Vasconcelos.

DESDOBRAMENTOS - Entre as iniciativas que serão destacadas nesta segunda rodada dos Fóruns Regionais está a nova versão do estudo que elenca os projetos prioritários para o estado na área de infraestrutura. Agora com foco no horizonte 2040, o Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná (PELTi-2040) propõe uma visão interconectada entre os diferentes modais, visando à previsibilidade e eficiência logística. Ainda nessa temática, será apresentado também o Observatório dos Pedágios, ferramenta desenvolvida pelo Sistema Fiep para auxiliar o setor produtivo e a sociedade paranaenses no monitoramento das obras previstas nos novos contratos de concessão de rodovias.

Na área de empregabilidade e produtividade, serão detalhados diversos programas já em desenvolvimento pelo Sistema Fiep com o objetivo de suprir a demanda do setor industrial por trabalhadores qualificados. Entre elas, o Qualifica Paraná, em que são ofertados cursos em vários municípios por meio das Escolas Móveis do Senai, e o Indústria Acolhedora, que visa a integração de pessoas migrantes e refugiadas nas empresas. Também serão mostrados os resultados da Jornada da Produtividade, que tem o objetivo de aumentar a competitividade e promover a digitalização dos processos produtivos das indústrias.

Já na temática da energia, será apresentado o andamento da pesquisa que embasará o Mapa Energético do Paraná, levantamento conduzido pela Fiep, em parceria com a Copel, para identificar necessidades e oportunidades de investimento na infraestrutura energética do estado. Os participantes também conhecerão a cartilha de Financiamento Energético, publicação que traz informações sobre linhas de crédito específicas para financiar soluções de eficiência energética e geração de energia limpa.

Na programação dos Fóruns, a Fiep também vai propor o aprofundamento do debate sobre ações municipais de desenvolvimento industrial, assunto que será pauta de novas oficinas em todas as regiões no segundo semestre deste ano. E serão detalhados, ainda, os próximos passos do processo de elaboração da proposta de política industrial para o Paraná, que será baseada nos subsídios colhidos em todos esses encontros regionais.

AGENDA E PARCERIAS - Assim como no ano passado, os Fóruns Regionais da Indústria 2025 envolverão empresários, lideranças industriais, sindicatos empresariais e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo de cada região.

O primeiro evento deste novo ciclo será realizado em Guarapuava, na regional Campos Gerais/Centro, nesta sexta-feira (28). Na sequência, os encontros acontecem nas cidades de Pato Branco (Sudoeste), em 11 de abril; Londrina (Norte), em 25 de abril; Cascavel (Oeste), em 6 de junho; Maringá (Noroeste), em 13 de junho; Ponta Grossa (Campos Gerais/Centro-Oriental), em 27 de junho; Irati (Campos Gerais/Centro-Sul), em 4 de julho; e Curitiba (Região Metropolitana e Litoral), em 11 de julho.

Os eventos contam com a parceria institucional de entidades como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), o Sebrae/PR, as Associações de Municípios e as Agências Regionais de Desenvolvimento, além do governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Qualificação e Renda e da Indústria, Comércio e Serviços.

Com informações de assessoria. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right