Prefeitura instala novas estações meteorológicas em Ponta Grossa
Ao todo, cinco aparelhos já estão em funcionamento em pontos estratégicos da cidade
Publicado: 17/04/2025, 11:53

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, concluiu, nos últimos dias, a instalação de quatro novas estações meteorológicas. Ao todo, cinco aparelhos já estão em funcionamento em pontos estratégicos da cidade. Outros dez devem ser instalados no decorrer dos próximos meses.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 600 mil e contempla aparelhos com sensores para monitoramento de temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, rajada de vento, precipitação pluviométrica, sensor ultravioleta, pressão atmosférica e radiação solar. As estações em funcionamento atualmente estão distribuídas na região Central e nos bairros Contorno, Uvaranas, Oficinas e Boa Vista.
“A implantação dessas estações é de extrema importância para que as equipes do Município, em especial da Defesa Civil, possam se preparar de forma mais adequada para o enfrentamento de adversidades causadas por intempéries como temporais e vendavais, por exemplo, além de permitir a formatação de planejamentos prévios mais eficientes com base na realidade específica de Ponta Grossa. Com isso, podemos transformar Ponta Grossa em uma cidade ainda mais resiliente e preparada para proteger a população em situações de crise”, explica o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Elinton Krambeck, os aparelhos possuem sistema de alimentação solar, transmissão de dados via Wi-Fi ou redes de celular (2G/3G/4G) e armazenamento de informações na nuvem, acessíveis por aplicativos Android e iOS. As informações serão utilizadas principalmente para o monitoramento de chuvas e prevenção de alagamentos, contribuindo para alertar a população e preparar as equipes de emergência.
“Além de fornecer dados para a atuação das nossas equipes durante as ocorrências, as estações meteorológicas também irão contribuir para que seja realizado o fortalecimento da infraestrutura do Município contra desastres naturais, diminuindo assim os riscos para a população, que terá à disposição um planejamento muito mais eficiente, pois utilizaremos dados coletados em pontos estratégicos da cidade, o que permite personalizarmos as ações, sejam elas em curto, médio ou longo prazo, de maneira mais rápida e precisa”, comenta.
Das assessorias