Lojas abrem até às 20h no sábado e mercados fecham domingo em PG
Lojas de shoppings também não abrem no domingo (20). Na sexta (18) e na segunda-feira (21), lojas de comércio de rua não abrem e os mercados e shoppings atendem em horário reduzido
Publicado: 17/04/2025, 16:51

A incidência de três feriados nacionais nos quatro próximos dias altera o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Ponta Grossa. Enquanto na Sexta-Feira Santa (18 de abril) e na segunda-feira de Tiradentes (21), apenas alguns estabelecimentos abrem às portas, no domingo de Páscoa (20) nenhum estabelecimento abre. No sábado (19), no entanto, haverá um horário diferenciado de atendimento.
Nesta sexta, as lojas de comércio de rua estarão fechadas. Por outro lado, as lojas de shoppings e quiosques abrem em horário de domingo, das 14 horas às 20 horas. Também abrem em horário de domingo os supermercados, até às 20 horas. Bancos e agências dos Correios não atenderão na sexta-feira.
No sábado, praticamente todos os estabelecimentos funcionam em horário normal. Shoppings e mercados funcionam até às 22 horas, enquanto que as lojas de comércio de rua abrem em horário estendido: conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Loureiro, o atendimento pode acontecer até às 20 horas. A determinação é válida para Ponta Grossa, Imbituva, Palmeira, Telêmaco Borba, Tibagi, Guamiranga, Ipiranga e Imbaú.
O domingo, dia da Páscoa, é um dos únicos quatro feriados do ano em que os supermercados não abrem as portas em Ponta Grossa. Também não abrem as lojas e os quiosques dos shoppings: nestes estabelecimentos, apenas funcionam os cinemas e a praça de alimentação, das 11h às 22 horas.
Já na segunda-feira, o atendimento será semelhante ao da sexta-feira: lojas de ruas não abrem as portas, enquanto que mercados e shoppings abrem em horário reduzido, até às 20 horas, como em horário de domingo – as lojas e quiosques de shoppings abrem às 14 horas. Da mesma forma que na sexta, bancos e unidades dos Correios não abrirão.
PODER PÚBLICO - Por parte do Poder Público, os serviços serão quase todos retomados na terça-feira, não prestando atendimento na sexta-feira e nem na segunda-feira. É o caso da Agência do Trabalhador, Sala do Empreendedor, Praça de Atendimento, Feira Verde, Mercado da Família, Unidades Básicas de Saúde, Procon, EstaR, CRAR, Serviços Públicos e Educação.
MOVIMENTO - Entre esta sexta (18) e domingo (20), a perspectiva é de grande volume de vendas nos mercados e lojas que comercializam itens alusivos à Páscoa. Loureiro afirma que desde o quinto dia útil do mês, o movimento cresceu bastante nos mercados e lojas. “A procura tá bastante grande; fica até difícil de atender bem os clientes, mas na medida do possível, vai atendendo”, explica. Como houve um aumento no preço do chocolate e ovos de Páscoa, Loureiro explica que muitas famílias estão optando por comprar chocolate em barra. “Na venda de barras, formas, papel metalizado, para as pessoas fabricarem o seu próprio ovo e presentear parentes e amigos, há um crescimento médio de 20% em relação ao mesmo período do ano passado”, informa.