Câmera flagra ataque de pitbull a coletores de lixo em PG
Trabalhadores da Ponta Grossa Ambiental tiveram ferimentos e foram afastados das atividades
Publicado: 01/05/2025, 18:55

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que dois coletores de lixo foram atacados por um pitbull, na última quarta-feira (30), na Vila Odete, em Ponta Grossa. Os dois trabalhadores tiveram ferimentos.
As imagens mostram que um dos funcionários da Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária responsável pelos serviços de coleta de resíduos e limpeza urbana, se aproxima de uma residência. Aos fundos, é possível ver o cachorro fugindo de uma casa. Em seguida, o animal ataca o coletor, que cai no chão.
Outro trabalhador se aproxima e tenta ajudar o companheiro. De acordo com a assessoria de imprensa da PGA, o primeiro atacado se defendeu com as mãos e usava luvas anti cortantes, o que evitou ferimentos mais graves. Já o segundo, recebeu uma mordida profunda no antebraço.
Os dois coletores foram atendidos pelo Samu e encaminhados para a UPA Santana para os procedimentos necessários, incluindo a aplicação de vacinas. Segundo a concessionária, os trabalhadores estão bem, seguem afastados das atividades e devem retornar ao serviço na próxima semana.
Em nota encaminhada à imprensa, a PGA ainda informa que um boletim de ocorrência foi registrado e que medidas cabíveis estão sendo tomadas junto aos responsáveis pelo cachorro.
No comunicado, a empresa ainda dá orientações à população para garantir a segurança dos coletores, como manter cães presos ou sob controle durante dias de coleta, instalar lixeiras com altura entre 1 e 1,5 metro, facilitando o manuseio sem riscos, e evitar sacos com peso superior a 15 kg.