Tráfico: 22 adultos são presos e 8 adolescentes apreendidos em PG
Operação Tolerância Zero apreendeu mais de 80 kg de maconha
Publicado: 01/07/2025, 09:46

Forças de segurança unem esforços e prendem 30 pessoas por tráfico de drogas, sendo 22 adultos e 8 adolescentes. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (1°).
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil do Paraná, por intermédio da Delegacia do Adolescente e do Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial, realizou ao longo dos últimos quarenta e cinco dias uma força-tarefa conjunta que culminou na “Operação Tolerância Zero”, voltada à repressão ao tráfico de drogas na região central da cidade.
Como resultado, 22 pessoas foram presas e 8 adolescentes apreendidos em flagrante por tráfico de drogas, além da apreensão de mais de 85 quilos de entorpecentes. Ao todo, foram apreendidos 84,3 quilos de maconha, 1,279 quilos de crack, 214 gramas de cocaína e R$ 5.251,00 em dinheiro. Veja:
A operação teve como foco os locais de maior movimentação no centro, como a Rua Fernandes Pinheiro, o Parque Ambiental, Rua Tenente Hinon Silva, Rua do Rosário, Avenida Balduíno Taques, Praça Barão do Rio Branco e o Calçadão, onde foi constatada a atuação sistemática de traficantes, que também utilizavam adolescentes como "aviõezinhos". Muitos deles ocultavam as drogas na boca, e ao perceberem a presença das forças policiais, engoliam as pedras de entorpecente na tentativa de se desvencilhar da prova do crime.
Diversas dessas ações foram registradas por câmeras municipais, e os registros foram fundamentais para as prisões. Em uma das ocorrências, foi possível flagrar uma traficante engolindo pedras de crack durante a aproximação da equipe policial. Após a abordagem, ela induz o vômito para não perder a droga, evidenciando a estratégia comum do tráfico na região central da cidade.
Em outra situação, o cão farejador Bolt, da Guarda Civil Municipal, localizou entorpecentes que haviam sido arremessados por um adolescente momentos antes da abordagem, reforçando as provas para a sua apreensão.
As equipes também trabalharam com inteligência e análise de imagens captadas pelas câmeras municipais, para identificar quem liderava a coordenação do tráfico na região. Como resultado desse levantamento, o chefe da rede criminosa foi identificado e teve sua prisão preventiva decretada e cumprida na manhã desta terça-feira, por equipes da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal. Seis mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos na manhã de hoje.
Guilherme Rangel, Secretário Municipal de Segurança de Ponta Grossa, ressaltou que o trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal foi fundamental para o êxito da operação: “A união entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil mostrou que, quando as instituições trabalham juntas com planejamento e firmeza, os resultados aparecem. Estamos retirando o tráfico das ruas e devolvendo segurança à cidade.”
“Nosso foco foi romper com a cultura da impunidade e mostrar que adolescentes envolvidos com o tráfico serão responsabilizados, assim como os adultos que se utilizam desses jovens para a traficância” afirmou o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, titular da Delegacia do Adolescente.
“A Operação Tolerância Zero foi fundamental para a redução de 70% nos índices de furtos e roubos na região central de Ponta Grossa. Ao atacar diretamente o tráfico, conseguimos desestruturar a base de sustentação de diversos outros crimes conexos, como os patrimoniais, concluiu o delegado José Guilherme Fontana Capraro, do Setor Operacional da Polícia Civil.
A Operação Tolerância Zero continuará com novas fases previstas e com ações sistemáticas de inteligência e repressão. A Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal reafirmam seu compromisso com a segurança da população e com a devolução da região central de Ponta Grossa à comunidade e ao comércio local, livre da influência do tráfico de drogas.
Das assessorias