Chamamento público é aberto para executar programa de acesso ao trabalho | aRede
PUBLICIDADE

Chamamento público é aberto para executar programa de acesso ao trabalho

A parceria será firmada por meio de Termo de Colaboração e pretende promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho

O programa tem como missão fortalecer a autonomia dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
O programa tem como missão fortalecer a autonomia dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), publicou o Edital de Chamamento Público nº 02/2025 para a seleção de uma organização da sociedade civil interessada em executar o Programa Acessuas Trabalho no município. A parceria será firmada por meio de Termo de Colaboração e pretende promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho.

O programa tem como missão fortalecer a autonomia dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo informações e orientações sobre direitos, oportunidades, qualificação e estratégias de inserção no mercado. A execução será articulada com os serviços socioassistenciais já existentes em Ponta Grossa.

Entre os impactos sociais esperados com a execução do Acessuas Trabalho estão a ampliação do conhecimento sobre o mundo do trabalho, o fortalecimento da informação sobre o mercado de trabalho junto aos usuários da assistência social, o estímulo à busca por qualificação profissional, além do investimento no processo de aprendizagem - com o ingresso ou retorno da pessoa atendida ao sistema de ensino. São medidas que contribuem com a autonomia e o protagonismo das famílias atendidas.

O público prioritário do programa inclui pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, adolescentes e jovens em acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, migrantes, população LGBTQIA+, jovens negros de territórios vulneráveis e pessoas inscritas no Cadastro Único, entre outros grupos em situação de vulnerabilidade e risco social.

“A proposta do Acessuas é garantir que a política de assistência social cumpra um dos seus principais papéis, que é promover a autonomia dos usuários. Trata-se de um programa estratégico que oferece orientação e informação sobre o mundo do trabalho, de forma integrada com outras políticas públicas”, destaca a presidente da FASPG, Tatyana Belo.

As ações poderão ser realizadas nos CREAS, Centro Pop, Abrigo Municipal de Adolescentes ou em outros espaços parceiros. O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa, pelo link:

https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/portaltransparencia-api/api/files/arquivo/1865032. As propostas devem ser apresentadas em até 30 dias a partir da data de publicação.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right