Prefeitura regulariza imóveis por meio do Programa Papel Legal
Ao todo, 34 famílias de Ponta Grossa foram beneficiadas com a etapa
Publicado: 29/07/2025, 17:54

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na segunda-feira (28), a entrega de termos de quitação de imóveis e de isenção de ITBI por meio do Programa Papel Legal. Criado com o objetivo de promover a regularização de áreas públicas ocupadas, o programa, desta vez, beneficiou 34 famílias moradoras do Ouro Verde, Parque Bela Vista, Vila Odete e San Marino.
“Nós sabemos que o lugar mais importante para uma pessoa é a sua casa, o seu lar. Essa entrega representa uma conquista enorme para todas as famílias. Elas acreditaram na nossa proposta do Papel Legal e, hoje, esse documento é um novo capítulo de dignidade e segurança pra quem lutou a vida inteira”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

A cerimônia de entrega contou com a presença do deputado federal Aliel Machado, que manifestou apoio à iniciativa do Município. “Agradecemos o convite da prefeita e fazemos questão de sempre garantir o nosso apoio a iniciativas como esta. A regularização representa mais segurança e dignidade para essas famílias, que hoje saem com a certeza de que são proprietárias dos imóveis e podem, inclusive, reivindicar mais melhorias para os locais onde moram”, afirmou.
Camila Calisto Sanches, secretária da Família e Desenvolvimento Social, pasta responsável pela Superintendência de Habitação, também ressaltou a importância da regularização. “Quando essas famílias forem ao cartório registrar seus imóveis, elas estarão fazendo isso não só por elas, mas pelas próximas gerações. A propriedade regularizada é um direito constitucional que garante mais segurança para as famílias, além de valorizar ainda mais os imóveis”, salienta Camila.
Moradora do Ouro Verde desde 2005, a diarista Vania Pereira de Ramos revelou que tinha planos de se mudar para outra região da cidade, mas não conseguia porque o imóvel atual não estava regularizado. Ou seja, o planejamento dela só vai se concretizar por conta do Papel Legal. “Nós ficamos muito felizes. É a realização de um sonho. Faz tempo que a gente queria se mudar. Agora, com a documentação em dia, vamos poder vender nosso imóvel e comprar um novo em outra região”, comemora.
Das Assessorias.