CBF divulga áudios do VAR de São Paulo x Palmeiras: 'Acidental'
O 'Choque-Rei' segue sendo discutido pelos lances polêmicos envolvendo as equipes
Publicado: 09/10/2025, 14:11

A polêmica no clássico entre São Paulo e Palmeiras ainda segue sendo assunto entre os torcedores. A partida, disputada no domingo (5), no Morumbis, terminou com vitória do Verdão por 3 a 2, de virada, pela 27ª rodada do Brasileirão. O confronto foi marcado por viradas emocionantes, reclamações acaloradas e lances polêmicos que geraram grande repercussão nas redes sociais.
O que mais irritou os torcedores do São Paulo foi um pênalti não marcado e a ausência de cartão vermelho para Andreas Pereira, após uma forte entrada em Marcos Antônio. Além disso, o árbitro de vídeo sequer chamou Ramon Abatti Abel, responsável pelo apito no campo, para revisar os lances.
⚠️ AGORA!
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 9, 2025
CBF divulga áudio do VAR do pênalti não marcado em São Paulo x Palmeiras:
Ramon Abatti Abel: “Escorregou. A bola está passando. Pode seguir.”
VAR: “É justamente isso. Ele escorrega, o contato é acidental e a bola está saindo da área.”
🎥 CBF pic.twitter.com/ofuPYDNdDf
ÁUDIOS DIVULGADOS - Depois de dias de pressão e de resistência inicial, a CBF finalmente liberou os áudios do VAR, revelando as conversas entre os árbitros durante os lances questionados. No primeiro lance, Allan, do Palmeiras, escorregou dentro da área e acabou derrubando Gonzalo Tapia. Ainda assim, o árbitro Ramon Abatti Abel decidiu seguir o jogo. No diálogo, o VAR confirma a decisão, classificando o lance como acidental.
Ramon Abatti Abel: “Escorregou. A bola está passando. Pode seguir.” VAR: “Pela câmera 1, nós temos uma bola que tá saindo da área, nós temos um jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem o contato com o seu adversário, tá totalmente acidental e é provocado justamente por esse escorregão. A gente tem essa condição aqui e é uma bola que sai, tá saindo da área, tá totalmente acidental pelo escorregão”, disse a arbitragem de vídeo.
Outro momento que gerou revolta foi uma entrada dura de Andreas Pereira sobre Marcos Antônio, em que os são-paulinos pediam expulsão. O árbitro, no entanto, entendeu que o lance foi simples disputa de bola.
“Ele (Andreas) pisa na bola. O Andreas coloca o pé na bola. (…) Ah, Luciano, por favor… O Luciano (do São Paulo) reclama até de ter nascido, é impressionante”, revelou o diálogo entre os árbitros.
AINDA NÃO SE PRONUNCIARAM - Até este momento, Palmeiras e São Paulo ainda não se pronunciaram de forma oficial sobre os áudios liberados pela CBF. A torcida do Tricolor, por sua vez, esta irritada com toda a situação.
Informações: Antenados no Futebol.