Eventos de pesquisa em Jornalismo têm início nesta segunda na UEPG; confira a programação
Os eventos também contam com a realização de oficinas e minicursos; demais dias do evento contam com apresentações de trabalhos e palestras
Publicado: 31/10/2025, 16:43

De 3 a 7 de novembro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será sede de eventos acadêmicos que são referências para o jornalismo. O 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a terceira edição dos Encontros Internacionais de Pesquisa em Jornalismo (REIJor), e o 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) ocorrem pela primeira vez na cidade e são realizados pelo Departamento de Jornalismo e pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da UEPG.
3º REIJOR - Com o tema ‘As Irreverências do Jornalismo’, o 3º Reijor acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento integrará o 7º Colóquio MEJOR e o 4º Colóquio Brasil-França-Bélgica Francófona-Quebec de Estudos em Jornalismo, com o objetivo de ampliar o diálogo entre diferentes contextos acadêmicos.
Na segunda (03) e terça-feira (04), as palestras e apresentações ocorrerão no Centro Cultural, localizado na Rua Dr. Colares, 436, no centro da cidade. No primeiro dia de evento, a conferência de abertura começa às 9h e tem como palestrante a professora Laure Flandrin, da Escola Nacional de Lyon, da França. Ela vai abordar o tema ‘O riso, a mais socializada de todas as nossas emoções’.
Na quarta-feira (05), a jornada de estudo será realizada no Grande auditório, do Campus Central da UEPG. Com o tema ‘Olhares Cruzados sobre Jornalismo: As Inflexões da Escrita Científica’, a conferência conta com a participação da professora Colette Brin, Universidade Laval, do Canadá, e da professora Myrian Del Vecchio de Lima, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A coordenadora local do 3º Reijor e também chefe do Departamento de Jornalismo da UEPG, professora Paula Melani Rocha, reflete que o processo de organização do evento só foi possível devido à força-tarefa da equipe. “Organizar um evento internacional não é fácil, mas quando você tem essas parcerias de todo mundo, como dos professores, estudantes, pesquisadores, o resultado é satisfatório. Apesar do evento contar com pessoas da França, do Congo e do Canadá, por exemplo, nós investimos em traduções simultâneas, para que toda a comunidade seja contemplada com esses estudos sobre jornalismo”, analisa a professora.
A programação completa do III Reijor pode ser conferida no site do PPGJor da UEPG.
23º SBJPJOR E 15º JPJOR - Ainda na quarta-feira (05), começam as edições do SBPJor e JPJor, eventos também organizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
O presidente da editoria executiva da SBPJor e coordenador do PPGJor-UEPG, professor Dr. Felipe Simão Pontes, aponta que tudo está sendo organizado para que os eventos sejam um sucesso. “É também um momento muito especial para a universidade, uma vez que na semana SBPJor o programa de pós-graduação abre o edital para o doutorado em Jornalismo”.
As palestras e apresentações, que vão até o dia 07 (sexta-feira), têm como tema central ‘O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global’. Toda a programação é presencial, com exceção da agenda do JPJor, que acontece já no dia 31 de outubro (sexta-feira), devido às apresentações remotas dos jovens pesquisadores.
A abertura do 15º JPJor está prevista para começar a partir das 9h, no Auditório da Reitoria, do Campus Central da UEPG, com a mesa de debate sobre ‘Os desafios do Jornalismo na conjuntura política e econômica do Sul Global’. As palestrantes serão Katia Brembatti, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Márcia Raquel de Oliveira, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor).
A cerimônia de abertura do 23º SBPJor acontece a partir das 19h, também no Auditório da Reitoria, do Campus Central da UEPG. O conferencista convidado será o professor Dr. Julio César Arrueta, da Universidad Nacional de Jujuy (UnJu), da Argentina.
O coordenador-geral das edições do SBPJor e JPJor e também coordenador do curso de Jornalismo da UEPG, professor Dr. Ivan Bomfim, afirma ser um privilégio, tanto para a graduação como para a UEPG, prestigiar os principais eventos da área, a nível nacional e internacional. “Esperamos que contemple cada vez mais o nosso campo, uma vez que, apesar de termos 40 anos de existência, a grade curricular ainda tem espaço para crescimento, sendo também uma forma de defender o jornalismo enquanto formação cidadã”, destaca.
Os demais dias do evento contam com apresentações de trabalhos e palestras. A programação oficial dos eventos pode ser acessada no site oficial do evento de 2025.
OFICINAS E MINICURSOS - Os eventos também contam com a realização de oficinas e minicursos, que acontecem, exclusivamente, na quarta-feira (05). Serão seis atividades, que começam a partir das 16h30, com previsão para encerrar às 18h30, de forma presencial, no Campus Central da UEPG. Mais informações sobre as atividades podem ser conferidas no site do SBPJor 2025, assim como o formulário. As vagas são limitadas e a inscrição ocorre até segunda-feira (03).
VENDA DE LIVROS - Além das palestras, apresentações, oficinas e minicursos, acontece a comercialização de livros de dez editoras do país e, algumas, darão descontos promocionais aos participantes do evento para compras on-line. Saiba quais no site do SBPJor 2025. A comercialização das obras ocorre no hall do bloco D, entre os dias 05 a 07 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde.
Informações sobre os eventos podem ser consultadas no site oficial do SBPJor 2025, PPGJor-UEPG e pelo Instagram @sbpjor2025.
Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa.





















