Consumo consciente é tema de estudos em classe de PG
Abordando estratégias para a conservação e uso responsável da água, o quinto ano da Escola Adelino Machado se aprofundou em questões sociais importantes e consolidou valiosos conhecimentos
Publicado: 31/03/2025, 08:00

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira, orientados pela professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, desenvolveram uma série de atividades sobre o ciclo da água e a importância do uso consciente desse recurso. Segundo a docente, a proposta teve como ponto de partida o estudo dos estados físicos da água e os impactos da escassez hídrica, especialmente diante do contexto vivido recentemente na cidade de Ponta Grossa.
GALERIA DE FOTOS
“Durante as aulas, os alunos realizaram leituras de diferentes materiais explicativos sobre o ciclo da água, elaboraram frases de conscientização e organizaram um cartaz coletivo com orientações sobre o uso responsável. A atividade ganhou ainda mais profundidade quando os estudantes relataram dificuldades enfrentadas em casa, como banhos controlados e o racionamento de água. A reflexão se intensificou com a fala de um aluno, que relacionou o crescimento populacional à escassez de recursos, destacando possíveis consequências como aumento de preços, queimadas e prejuízos ao meio ambiente”, contou a educadora.
Na aula seguinte, a professora exibiu reportagens do Portal aRede na tela interativa, incluindo conteúdos relacionados às manobras da Sanepar e às medidas adotadas para enfrentar a crise hídrica. “Os alunos ficaram entusiasmados ao visualizar matérias e fotos de suas próprias atividades escolares já publicadas no portal, por meio do projeto Vamos Ler – Geração Digital”, destacou Fernanda.
Como desdobramento da atividade, os estudantes foram convidados a escrever textos relatando suas experiências com a falta de água e o que aprenderam com a reportagem assistida. “Muitos se empolgaram com a proposta e quiseram ler seus textos para os colegas, encerrando o trabalho com entusiasmo e engajamento coletivo”, complementou a professora.