‘Geloteca’ estimula a leitura sustentável em Piraí do Sul
Reutilização de geladeira para criar espaço para ampliar o hábito de ler, somado a práticas de sustentabilidade dos ‘5Rs’, movimentam e auxiliam turmas da Escola Rural Dona Leopoldina
Publicado: 02/04/2025, 12:00

As turmas de terceiro, quarto e quinto anos da Escola Municipal Dona Leopoldina, em Piraí do Sul, da professora Kelli Valdirene Carneiro, desenvolveu uma atividade com base nos ‘5Rs’: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recolher. Segundo a docente, o projeto foi iniciado com a ideia uma ‘geloteca’ para ampliar o ensino.
“A escola recebeu uma geladeira nova e a antiga foi inutilizada. Foi então que começamos a reunir ideias para a concretização da geloteca. Começamos a pesquisar a decoração, a escolha do tema e tudo mais. Transformar uma geladeira antiga em um espaço de leitura foi um momento muito significativo”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Kelli destaca que a proposta pôde reduzir o desperdício de materiais e a quantidade de resíduos, reutilizar uma geladeira antiga, dando-lhe uma nova função e prolongando sua vida útil, reciclar materiais, reduzir a necessidade de recursos naturais, repensar o uso de espaços e objetos, tudo com a promoção da criatividade e inovação.
“Recolher e reutilizar materiais é uma maneira eficaz de reduzir a quantidade de resíduos gerados. Os estudantes participaram com muito entusiasmo da atividade, auxiliaram no recorte das nuvens para que eu pudesse fazer o grafite, utilizamos tinta spray e letras impressas com o tema Stich para a decoração”, complementa a professora.
A docente pontua que a geloteca também traz um lindo alfabeto, pensado especialmente para as turmas do turno da tarde, em fase de alfabetização. “A geloteca oferece um espaço aconchegante e tranquilo para a leitura e o estudo. Por meio dessa atividade foi possível promover a educação ambiental e o incentivo à leitura, articulada com as disciplinas de Ciências, Artes e Língua Portuguesa”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Dona Leopoldina clicando aqui.