Vida e obra de Cecília Meireles têm trabalho poético em Reserva
Videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre uma das principais expoentes da literatura nacional foi base para dinâmicas, ações teóricas e práticas do quinto ano B da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos
Publicado: 29/04/2025, 05:54

O quinto ano B da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, da professora Eliane Santos, desenvolveu uma atividade literária para explorar a poesia infantil de Cecília Meireles, uma das maiores representantes da literatura brasileira. A docente explica que para iniciar o trabalho, foi apresentada a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a vida e obra da autora.
GALERIA DE FOTOS
“Divididos em grupos, os alunos escolheram um poema de Cecília Meireles para trabalhar e criar cartazes. Entre os poemas trabalhados estavam clássicos como ‘Ou isto ou aquilo’, ‘A bailarina’, ‘Leilão de jardim’, ‘O mosquito escreve’, e ‘A chácara do Chico Bolacha’, que encantaram as crianças pela leveza e imaginação presentes em cada verso. Após a criação dos cartazes, os alunos apresentaram suas obras para a turma”, aponta a educadora.
Eliane elenca que a atividade não só aproximou os alunos da obra de uma das maiores poetisas do Brasil, como também estimulou a expressão artística, a interpretação literária e a colaboração em grupo. “Através dos cartazes e das declamações, os alunos foram capazes de vivenciar a poesia de maneira profunda e criativa, descobrindo a beleza que se esconde nas palavras e nas imagens”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.