Turma de Jaguariaíva confronta notícias dos meios impresso e digital
Uso do Jornal da Manhã e site da Prefeitura, para análise da estrutura da informação e suas características, foi tema de ampla atividade no quinto ano A da Escola Professora Rosa Collete
Publicado: 30/04/2025, 10:00

O quinto ano A da Escola Municipal Professora Rosa Collete da Rocha Leite, em Jaguariaíva, da professora Andreia Valentim, desenvolveu um trabalho com o tema ‘Notícia: Jornal Impresso x Jornal Digital’. A docente explica que o objetivo foi compreender as diferenças, semelhanças e impactos de cada formato na sociedade contemporânea.
“Os objetivos são: compreender o gênero textual ‘notícia’, identificar as diferenças entre jornal impresso e jornal digital, reconhecer as partes que compõem uma notícia/jornal, visitar a Secretaria de Comunicação do Município para conhecer como os jornalistas in loco trabalham, realizar uma entrevista com a jornalista responsável”, destaca a educadora.
Os estudantes iniciaram o trabalho com a apresentação da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital destacando a importância do jornal impresso, além das características do formato impresso. Na sequência, explica Andreia, os alunos analisarem exemplos reais de notícias nos dois modelos, observando linguagem, layout, acessibilidade e confiabilidade das fontes.
GALERIA DE FOTOS
“Destacamos que o jornal impresso mantém uma estrutura tradicional e formal, enquanto o jornal digital aposta na agilidade, interatividade e atualização constante. Acessamos o site da Prefeitura de Jaguariaíva para conhecer sua página de notícias. Utilizando um jornal impresso, os alunos identificaram as partes principais de uma notícia: título (manchete), lide, corpo da notícia, imagem/foto e fonte”, elenca a professora.
Para complementar, como atividade prática, cada aluno selecionou uma notícia do impresso e reescreveu suas partes principais de maneira clara e objetiva. Na sequência, pontua a docente, criarão uma notícia sobre um acontecimento da escola. A revisão do conteúdo foi feita de forma divertida, com um quiz interativo criado pela educadora.
“A turma participou com entusiasmo, levantando questões sobre credibilidade, fake news e o futuro do jornalismo, bem como se os mesmos acessam notícias na TV, sites, apps ou rádio. Como conclusão, refletimos que tanto o jornal impresso quanto o digital têm grande valor: o primeiro pela profundidade e tradição, e o segundo pela rapidez e alcance. Finalizaremos o projeto com uma entrevista especial com uma jornalista da Secretaria de Comunicação do município — em breve teremos novidades”, conclui Andreia.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Rosa Collete da Rocha Leite clicando aqui.