Exposição ‘Desenhadores de Rua’ ocupa Galeria Ponto Azul em PG | aRede
PUBLICIDADE

Exposição ‘Desenhadores de Rua’ ocupa Galeria Ponto Azul em PG

Projeto reúne obras de artistas iniciantes e experientes; visitação é gratuita até 20 de setembro

O artista Giovanni Cavalli, participante do projeto, apresentou um desenho feito no Cemitério Municipal, inspirado no túmulo de Corina Portugal
O artista Giovanni Cavalli, participante do projeto, apresentou um desenho feito no Cemitério Municipal, inspirado no túmulo de Corina Portugal -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A equipe do Viver Bem esteve na Galeria Ponto Azul, onde está em cartaz a exposição “Desenhadores de Rua”, resultado de um projeto contemplado pelo PROFICE. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e no sábado (20), às 14h, com visita mediada, mediante agendamento prévio.

Idealizado pela artista e professora Rute Yumi, o projeto reuniu 20 participantes selecionados em um curso de quatro meses, que combinou aulas teóricas e práticas de campo. A proposta foi revisitar a técnica do desenho de observação, levando os alunos para diferentes pontos da cidade, onde registraram paisagens e momentos do cotidiano.

Para a curadora Ellen Biora, a mostra é uma oportunidade de enxergar Ponta Grossa por novos ângulos. “Os artistas revelam lugares esquecidos ou despercebidos e criam uma memória coletiva. O desenho de rua é também um documento da cidade”, explicou.

Um dos participantes, o artista Giovanni Cavalli, destacou a importância da troca entre os desenhadores. “Cada olhar é único. Estar em grupo, aprendendo com a professora e compartilhando técnicas, foi enriquecedor. O desenho de rua é livre, mas exige prática e técnica para registrar o instante que nunca mais volta”, afirmou.

Entre os trabalhos expostos, Giovanni apresentou um desenho feito no Cemitério Municipal, inspirado no túmulo de Corina Portugal, figura popular em Ponta Grossa. “Ela simboliza a luta de muitas mulheres vítimas de violência. Ao desenhar, registrei não só o espaço, mas também a devoção das pessoas que visitam o local”, relatou.

VÍDEO
Grupo aRede.
Confira o 'Viver Bem' desta terça-feira (16) na íntegra | Autor: Grupo aRede.
 

A professora Rute Yumi reforçou o caráter transformador da experiência. “O desenho é emocional, intelectual e acessível a todos. Ver os alunos se abrindo para essa prática foi uma satisfação imensa”, disse.

Além da mostra na Galeria Ponto Azul, o projeto levou oficinas a oito CRAS e dois SECONs, envolvendo principalmente mulheres e pessoas idosas. A contrapartida social resultou em um painel coletivo, também exposto, que mostra como a criatividade pode ser estimulada em qualquer fase da vida.

Para a produtora cultural Rafaela Prestes, o impacto do projeto vai além da exposição: “É sobre dar visibilidade a novos artistas e democratizar o acesso à arte, mostrando que todos têm potencial criativo”.

A exposição “Desenhadores de Rua” segue até o dia 20 de setembro. A entrada é gratuita e visitantes podem solicitar visitas mediadas.

Apoio e Incentivo

O projeto ‘Desenhadores de Rua’, produzido por Rute Yumi, em parceria com a Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, conta com o apoio da Copel e incentivo da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Governo do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE).

Serviço

A Galeria Ponto Azul fica localizada na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Calçadão.

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada: gratuita

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right