Pragas no jardim: como identificar e combater os principais vilões das plantas | aRede
PUBLICIDADE

Pragas no jardim: como identificar e combater os principais vilões das plantas

Especialista traz dicas para manter saúde de plantas e jardins

As pragas geralmente se instalam de forma discreta, e os primeiros sinais são folhas amareladas, deformadas ou perfuradas
As pragas geralmente se instalam de forma discreta, e os primeiros sinais são folhas amareladas, deformadas ou perfuradas -

Publicado por Mariele Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a chegada das estações mais quentes, jardins e hortas domésticas ganham vida — mas também se tornam alvos frequentes de pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas e ácaros. Essas pragas, além de comprometerem a estética das plantas, podem causar sérios danos à sua saúde e desenvolvimento.

Ramon Morais, especialista da Forth Jardim, especializada no cuidado com plantas há mais de 30 anos, alerta sobre os principais sinais de infestação e orienta como realizar o manejo adequado, de forma eficiente e segura.

“As pragas geralmente se instalam de forma discreta, e os primeiros sinais são folhas amareladas, deformadas ou perfuradas. Se não identificadas a tempo, podem comprometer toda a planta e até se espalhar por todo o jardim”, explica o engenheiro agrônomo.

Entre as pragas mais comuns nesta época do ano estão:

Pulgões: pequenos insetos que se alimentam da seiva das plantas, provocando o amarelamento das folhas.

Cochonilhas: pragas fixas que formam uma camada cerosa e sugam nutrientes, enfraquecendo a planta.

Lagartas: alimentam-se das folhas e flores, deixando buracos visíveis.

Ácaros: são bem pequenos, quase imperceptíveis a olho nu, causam manchas amareladas, textura áspera nas folhas e o enrolamento das folhas.

Como tratar?

O profissional destaca a importância de utilizar produtos específicos para cada caso. Além disso, a empresa reforça a importância do monitoramento constante, boa adubação e limpeza das plantas como parte da prevenção.

A Forth Jardim possui uma linha completa de soluções para controle de pragas, como o Forth Defende, um produto natural que atua como inseticida, preservando a saúde das plantas e o equilíbrio do jardim. “A prevenção ainda é o melhor caminho. Plantas bem nutridas e cuidadas tendem a resistir melhor às infestações. E, ao menor sinal de pragas, o ideal é agir rapidamente com o produto adequado”, completa Ramon.

Com informações das Assessorias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right