Especialistas alertam sobre os sinais para trocar os potes da cozinha
Publicado por Lucas Veloso
Os potes de cozinha são úteis para armazenar e organizar alimentos, além de ajudar a economizar tempo e evitar desperdício. No entanto, especialistas alertam que eles devem ser trocados, de tempos em tempos, para evitar intoxicações e garantir a segurança alimentar.
FOTO: Divulgação.
De acordo com a nutricionista, o material e a frequência de uso podem afetar essa vida útil. Para saber a hora certa de trocar, é importante ficar atento a alguns sinais.
FOTO: Divulgação.
“É fundamental inspecionar regularmente os potes quanto a sinais de deterioração, como rachaduras ou descoloração, pois isso pode impactar a segurança alimentar”, orienta Carolina Marques, do Hospital Santa Helena, da Rede D’Or.
FOTO: Divulgação.
Sinais de que os potes devem ser trocados:
Rachaduras, riscos e abas de vedação quebradas: comprometem a higiene e a segurança dos potes, pois podem acumular microrganismos e liberar partículas de plástico nos alimentos.
FOTO: Divulgação.
Descoloração ou manchas: pode ser um indicativo de que o material está degradado.
FOTO: Divulgação.
Odor estranho: se o recipiente tem um cheiro desagradável que não sai com a limpeza, é um sinal de contaminação.
FOTO: Divulgação.
Material desgastado: se o plástico estiver rugoso ou “grudento”, isso indica que o material está se deteriorando.
FOTO: Divulgação.
Dificuldade para fechar: se a tampa não vedar adequadamente, isso pode comprometer a conservação dos alimentos e a segurança alimentar. Informações: Metropóles.