WEBSTORIES

'Nutri' revela como o alho pode ajudar a desintoxicar o fígado

O alho é um alimento que as pessoas amam ou odeiam o sabor. E para quem gosta de comer pratos elaborados com o bulbo fica o aviso: esse consumo pode beneficiar a saúde hepática, conforme garante a nutricionista Cibele Santos. De acordo com a expert, o tempero não só adiciona gosto aos preparos, mas também oferece “uma série de benefícios ao organismo, especialmente quando se trata do fígado“.
FOTO: Divulgação.
Perguntada se o alho integra o grupo de alimentos que contribuem para a saúde do fígado, a mestranda em nutrição frisa categoricamente: “É verdade”. Ela prossegue: “Estudos sugerem que o consumo regular pode ajudar a proteger esse órgão vital, auxiliando na sua função e promovendo a desintoxicação.”
FOTO: Divulgação.
Cibele salienta que o alho é rico em compostos como a alicina, fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Esse alimento contém vitaminas B6 e C, manganês e selênio, considerados nutrientes essenciais que auxiliam na regeneração celular e na proteção do fígado contra danos”, acrescenta.
FOTO: Divulgação.
A nutricionista explica que essas substâncias “trabalham em conjunto para fortalecer as células hepáticas e melhorar a resistência a toxinas”.
FOTO: Divulgação.

Desintoxicação do fígado

Com relação a desintoxicação do fígado, a especialista esclarece que o alho tem a “capacidade de estimular a produção de enzimas que auxiliam nesse processo”. “Esses catalisadores ajudam a processar e eliminar substâncias nocivas para o corpo, como toxinas e produtos metabólicos”, emenda Cibele Santos.
FOTO: Divulgação.

Beneficiado pelo alho, o fígado é responsável por metabolizar e eliminar toxinas

Ela emenda ainda que o alho pode ajudar na diminuição do acúmulo de gordura no fígado, um fator importante para a saúde hepática. Na avaliação da expert, incorporar o alimento nas refeições junto a um estilo de vida saudável tende a ser um “passo positivo na proteção desse órgão vital.” Informações: Metrópoles.
FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories