Colheira de milho avança e soja mantém ótimas condições no núcleo regional de Ponta Grossa
Levantamento do Deral aponta rendimento médio de 11 mil quilos por hectare para o milho e 95% das lavouras de soja em condições boas

O cenário nos campos no núcleo regional de Ponta Grossa é de atividade intensa e otimismo. Segundo levantamento semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), fornecido para a equipe do Portal aRede, a colheita da primeira safra 2025/2026 do milho está acelerada. Com 100% da área plantada, a colheita já atingiu 30% da superfície total com rendimento médio de 11 mil quilos por hectare. No campo, 80% da cultura está em fase de maturação e 20% em frutificação, com 95% das lavouras em boas condições e 5% em situação média.
SOJA
Em relação à soja da safra 25/26, o plantio também foi concluído no núcleo regional, mas a colheita ainda está no início, com cerca de 4%. Segundo o levantamento, 70% da área ainda está em fase de frutificação. O resto da cultura divide-se entre 25% em maturação e 5% em floração. A produtividade média da soja está estimada em 4.200 quilos por hectare, com 95% das plantações classificadas em boas condições e 5% em condições médias.
INFORMAÇÕES
O documento, desenvolvido pelo Deral, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), é produzido semanalmente com informações gerais sobre a agricultura do Paraná. O Deral avalia 23 núcleos regionais do estado: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinho, Frascisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarézinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
O núcleo regional de Ponta Grossa é composto por 18 cidades: Castro, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, Ortigueira, Palmeira, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Carambeí, Ipiranga, Ivaí, Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Com supervisão: Fernando Rogala




















