Produtoras rurais representam 64% do público em encontro de líderes rurais em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Produtoras rurais representam 64% do público em encontro de líderes rurais em Tibagi

Evento no município dos Campos Gerais reuniu 153 participantes em defesa do agronegócio paranaense

Pela primeira vez recebendo o encontro, Tibagi também se destacou pela renovação do público
Pela primeira vez recebendo o encontro, Tibagi também se destacou pela renovação do público -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Tibagi, nos Campos Gerais, foi palco da décima parada do 5º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP, nesta quarta-feira (9). Com o tema “Liderança, protagonismo e transformação”, o evento reuniu 153 representantes de 12 sindicatos rurais da região, reforçando a união e o compromisso das lideranças com o desenvolvimento e a defesa do agronegócio paranaense.

Pela primeira vez recebendo o encontro, Tibagi também se destacou pela renovação do público e pela expressiva participação feminina. Do total de participantes, 27% estiveram no evento pela primeira vez, e as mulheres representaram 64% do total, evidenciando o fortalecimento da base sindical.

Desde junho, a caravana do Sistema FAEP percorre o Estado, reunindo produtores rurais e dirigentes sindicais para debater desafios e oportunidades do agronegócio, ampliar conexões e consolidar a sustentabilidade do sistema sindical rural.

O roteiro, iniciado em Maringá, no Noroeste, já passou por Maringá, Londrina, Jacarezinho, Tapejara, Campo Mourão, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Guarapuava e Prudentópolis. O último encontro será em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nesta quinta-feira (10), encerrando um circuito de 11 municípios que abrangeu todas as regiões do Paraná.

Durante a abertura do encontro, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou o papel fundamental do agronegócio nas economias paranaense e nacional, ressaltando os desafios enfrentados pelo setor em um ambiente de críticas e tentativas de aumento da carga tributária. Nesse contexto, Meneguette lembrou o trabalho contínuo da FAEP, que há seis décadas defende os interesses do campo e investe na capacitação técnica e profissional dos produtores rurais.

“Somos resilientes, fortes e acreditamos no nosso país. Este evento tem um significado especial porque celebramos os 60 anos da FAEP, uma entidade que sempre defendeu o produtor rural paranaense”, afirmou. “Para que isso continue acontecendo, os sindicatos rurais precisam estar cada vez mais fortes e alinhados com os produtores. Unidos, conseguimos fazer esse movimento”, complementou Meneguette.

Entre as conquistas da FAEP, Meneguette citou a mobilização para aprovação do Código Florestal, a luta contra o aumento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e a derrubada do aumento do IOF. Por outro lado, lamentou o Plano Safra 2025/26, lançado com juros acima do reivindicado pelo setor produtivo. Ele criticou ainda a postura de autoridades que desconsideram a importância do agronegócio, setor responsável por manter o equilíbrio da balança comercial brasileira.

“Somos constantemente apontados como o problema do país, mas, na verdade, somos parte da solução. E para que isso aconteça, temos que ser os donos das nossas narrativas. Precisamos assumir o protagonismo e fazer a transformação necessária”, defendeu.

Ele enfatizou o papel da sucessão familiar no campo e destacou iniciativas como o Programa Herdeiros do Campo e a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).

“Temos que trazer a família rural para dentro do sistema e mostrar, dentro das nossas casas, a importância do sistema sindical. As mulheres têm papel fundamental, porque ensinam princípios, valores e constroem o futuro do agronegócio”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Maurício Chizini Barreto, anfitriao do evento, ressaltou a importância da integração e da troca de experiências proporcionadas pelo evento para fortalecer a atuação conjunta das lideranças locais. “É uma satisfação sediar esse importante encontro do sistema sindical. É o momento para trocar experiências, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e mostrar a força do agronegócio”, disse.

O presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais dos Campos Gerais e do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, também mencionou os desafios que o setor agropecuário enfrenta no atual cenário econômico. Para ele, o momento é de dificuldades, mas também de união e fortalecimento do sistema sindical.

“O sistema sindical se fortalece nas crises, e estamos vivendo uma crise muito grande. O nosso país não tem dado o devido valor ao nosso setor”, afirmou. Segundo ele, essa falta de apoio reflete na situação atual do produtor rural. “Na época das ‘vacas gordas’, não fazemos isso. Na hora que a situação aperta, corremos atrás. Mas temos que fazer isso sempre, mostrar ao mundo o que somos. E vocês são as pessoas para fazer isso acontecer”, concluiu.

INTEGRAÇÃO - Além das apresentações institucionais, a programação contou com momentos de integração e aprendizado. Um jogo de dominó estimulou a participação dos líderes e gerou reflexões sobre o funcionamento do sistema sindical rural e as conquistas coletivas dos produtores organizados por meio da FAEP e dos sindicatos rurais.

Na sequência, o empreendedor rural Leo Montesanto, conhecido como “cafequizador”, compartilhou sua trajetória no universo dos cafés especiais. Filho e neto dos pioneiros da marca de café Três Corações, Montesanto contou como tentou seguir caminhos distintos – administrou um lava-jato e uma transportadora de sucos –, mas acabou retornando às origens familiares. Sua aposta na qualidade e na inovação o levou a conquistar o prêmio de melhor café do mundo e a fundar a Coffee++, empresa que tem como missão democratizar o acesso aos cafés especiais no Brasil.

“Quando você aprende a trabalhar com disciplina e performance, você sobe de nível. Se você não tem capacidade de execução, não adianta. Execução é o que vai ganhar de talento”, resumiu. “As pessoas admiram seu trabalho, seus exemplos e sua entrega. Para entregar resultado, tem que trabalhar muito, mas do jeito certo”, complementou Montesanto.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right